Grupo Madre Turismo investe 10M€ para dar nova vida ao antigo Viana Sol
Dezasseis anos e 10 milhões de euros depois, o antigo Hotel Viana Sol, em Viana do Castelo, vai abrir portas em fevereiro do próximo ano, como Hotel Dona Aninhas, integrado no portefólio da holding Madre Turismo, que detém o Grupo AP Hotels & Resorts.
Encerrado há 16 anos, o antigo Hotel Viana Sol vai ter uma nova vida enquanto unidade hoteleira. O nome será outro, Dona Aninhas e, ao abrir portas em fevereiro de 2023, será um hotel de 64 quartos que terá espaços de lazer e Spa.. Será também um hotel temático que irá buscar como leit motiv as tradições da cidade de Viana do Castelo.
Encerrado há 16 anos, o antigo hotel Viana Sol foi alvo de uma renovação no valor de 10 milhões de euros, para dar lugar ao Dona Aninhas, com 64 quartos e decoração ligada às tradições da cidade, “à cultura vianense, nomeadamente na pesca, na filigrana, nos bordados de Viana e nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Galiza”, segundo afirmou o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, citado pela agência Lusa.
À saída de uma reunião da Câmara, o autarca avançou ainda que “mais uma vez estamos na presença de um investidor vianense [António Parente], que adquiriu o hotel e está a iniciar um processo de requalificação para reabrir o hotel temático, que se chamará Dona Aninhas, em fevereiro do próximo ano”, adiantou Luís Nobre.
O hotel Dona Aninhas resulta de um investimento do grupo Madre Turismo, holding em que se integra a AP Hotels & Resorts que detém várias unidades hoteleiras no Algarve. Recorde-se que, em entrevista ao Turisver.pt, durante a BTL 2022, o diretor comercial da AP Hotels tinha já anunciado a intenção do grupo em sair da sua zona de conforto, o Algarve (ler aqui).
O hotel situa-se no Largo Vasco da Gama, junto à antiga doca comercial da cidade, onde está atracado o navio-museu Gil Eannes.