Grupo LATAM vai implementar Wi-Fi a bordo em aviões de longo curso em 2026

O Grupo LATAM vai oferecer Wi-Fi a bordo em aviões de fuselagem larga para voos de longa distância, como Santiago-Sydney, Santiago-Nova York, Lima-Madrid e São Paulo-Londres, entre outros. O novo serviço tem um investimento total de US$ 60 milhões (51.033.420€) e começa a ser implementado em 2026.
Este serviço vem complementar a conetividade já disponível em voos de curta e média distância, reafirmando o compromisso com a inovação e uma experiência de viagem com padrões mais elevados. O grupo prevê que, até o final deste ano, 100% da frota de aviões de fuselagem estreita de todas as filiais estará equipada com este serviço
Até o momento, a LATAM opera a maior frota com esta tecnologia, da região, com mais de 250 aviões equipados com Wi-Fi. O Wi-Fi a bordo já foi utilizado por mais de 8 milhões de passageiros, sendo que as rotas mais populares são Medellín-Miami, Santiago-Fortaleza e Lima-Havana.
Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do Grupo LATAM Airlines avança que “a nossa visão é evoluir constantemente. A conetividade que anunciamos hoje é mais do que apenas internet a bordo; representa como aliamos inovação e escuta ativa para oferecer uma experiência moderna e conectada que se alinha com o que nossos passageiros realmente valorizam”.
Este avanço foi possível através de um acordo comercial com a Viasat líder mundial em comunicações por satélite. A tecnologia selecionada, Viasat Amara, combina uma rede multi-orbital de satélites geoestacionários (GEO) e de baixa órbita terrestre (LEO), garantindo uma conexão de internet de alta velocidade e baixa latência com cobertura global, mesmo em áreas remotas como o Pacífico Sul.
“O serviço de conetividade de última geração nos aviões do Grupo LATAM representa uma transformação completa e a evolução natural de como a conetividade de alta qualidade pode proporcionar uma experiência excecional”, sublinha Don Buchman, vice-presidente e diretor-geral de aviação comercial da Viasat.
A implementação do novo serviço de conetividade nos aviões de fuselagem larga, que visa melhorar ainda mais a experiência de viagem dos passageiros, vem juntar-se a outros projetos-chave, como o programa de reequipamento de todas as cabinas desta frota e a introdução de novas Business Suites, consolidando uma proposta de valor centrada no conforto, na personalização e na tecnologia a bordo.
O serviço de Wi-Fi faz parte do LATAM Play, a plataforma que reúne todos os sistemas de conetividade e entretenimento a bordo num único canal. No total, o Grupo LATAM oferece aos seus clientes mais de 300 filmes, mais de 1.000 episódios de TV, mais de 2.000 músicas e conteúdos infantis e de leitura para desfrutar durante os voos. A companhia aérea estabeleceu-se como líder regional com conteúdo de classe mundial, incluindo produções de três plataformas de streaming a bordo: Disney+, HBO Max e Paramount+.