Grupo Hoti investe 16M€ em novo hotel em Braga
O Hotel Plaza Central, assim se denomina o novo projeto, tem abertura prevista para a Páscoa de 2024 e, segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, trata-se de “um instrumento de verdadeira regeneração urbana” que vem responder à crescente procura turística.
O Grupo Hoti Hoteis apresentou esta segunda feira o seu novo projeto para Braga, o Hotel Plaza Central. Com abertura prevista para a Páscoa de 2024 e um investimento de 16 milhões de euros, esta será a segunda unidade hoteleira da marca na cidade, consolidando a forte posição do grupo nesta região.
A segunda unidade do Grupo Hoti Hotéis em Braga vai oferecer 106 quartos, spa, piscina exterior, restaurante, bar, claustro e uma sala de reuniões. Além disso, segundo a informação divulgada pelo Grupo, terá um “cunho português no design, decoração e materiais”.
O evento contou com a presença de Manuel Proença, presidente do Grupo Hoti Hoteis, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Rosário Rodrigues, arquiteta projetista.
O novo hotel vai surgir da reconversão de um edifício contíguo ao antigo Recolhimento das Convertidas – um edifício datado do século XVIII – de que serão preservadas as características arquitetónicas e a que se juntará um novo edifício de estilo contemporâneo que assumirá como referência o alinhamento do Convento das Convertidas. De acordo com a autarquia bracarense, “o projeto prevê a cedência de 1.530 m2 da área do terreno ao domínio público, para a criação de uma área verde”.
“Quando olhamos para este projeto e para a sua implementação na zona envolvente, percebemos que é um instrumento de verdadeira regeneração urbana”, afirmou o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, na apresentação do novo investimento.
Ricardo Rio fez notar que “não é só o edifício que vai ser reabilitado, mas sim toda esta envolvente que, graças ao jardim público que vai ser criado, vai dar a oportunidade aos Bracarenses e a quem nos visita de conhecer todo este espaço, assim como os logradouros dos edifícios contíguos com a interação que será criada”.
Segundo o autarca, este projeto vem reforçar a capacidade hoteleira da Cidade e responder a toda a dinâmica que Braga tem tido do ponto de vista turístico. “Este projeto é uma boa notícia para a Cidade de Braga. Ter um grupo económico que se disponibiliza para investir este valor é sinal que o turismo de Braga alimenta o retorno para este tipo de investimento e que, ao longo dos últimos anos, a Cidade se tornou um dos principais destinos turísticos da região, do país e da Europa”, enalteceu Ricardo Rio.