Grupo AP Hotels pode avançar para “fora da sua zona de conforto”

Empenhado, até agora, em crescer no Algarve, o Grupo AP Hotels & Resorts poderá, a breve prazo, estender-se a outras regiões do país. Isso mesmo disse ao Turisver o diretor comercial, Lino Martins, que nos deu também conta do bom andamento das reservas para o verão.
“O Grupo está atento a outras oportunidades de investimento”, afirmou ao Turisver o diretor comercial da AP Hotels & Resorts, Lino Martins. Muito focado, até agora, em crescer no Algarve, o grupo pode ter “em breve, provavelmente no verão” uma ou outra novidade para outras zonas do país. “A pandemia trouxe algumas oportunidades de negócio que estavam camufladas e o Grupo pode vir a ter uma opção de crescimento para fora da sua zona natural de conforto, que é o Algarve”, adiantou Lino Martins, sem querer levantar o véu sobre qual será a região, limitando-se a dizer que se tratará num investimento na área da hotelaria.
Dos seis hotéis da AP Hotels, cinco já estão reabertos, falta apenas reabrir, no dia 8 de abril, o mais recente hotel da cadeia, o AP Cabanas Beach & Nature, em Cabanas de Tavira, uma unidade que, disse o diretor comercial do grupo hoteleiro “abriu um pouco “às escondidas” em Junho de 2021 para fechar logo em outubro, quando não havia contratação internacional, era só o mercado português”. E se abriu naquela data foi porque “o grupo nunca deixou de investir e não quis deixar de cumprir as datas a que se tinha comprometido com os seus parceiros”.
Ainda assim, como nos explicou, o empreendimento não abriu em toda a sua plenitude, e a época, em que esteve de portas fechadas, foi aproveitada para fazer a “reconversão de alguns quartos que não tínhamos concluído e estamos a adicionar mais 74 quartos, ou seja, quando abrirmos portas, a 8 de abril, teremos 274 quartos”.
Lino Martins admite que a abertura do Cabanas Beach & Nature “é um desafio” mas está convicto de que será “uma aposta acertada porque Cabanas de Tavira tem evoluído de uma forma extraordinária. É um destino calmo, tranquilo, não massificado, tal como o nosso hotel, que fica numa zona sobranceira ao Parque Natural da Ria Formosa”.
“Os clientes internacionais estão claramente a regressar. Tendo em conta as reservas, até junho está com uma taxa de ocupação superior à que esperávamos”
Para o verão, as perspetivas são boas e as expectativas do grupo estão “claramente superadas”. A somar a uma dinâmica muito forte do mercado nacional, há agora a acrescentar “os clientes internacionais que estão claramente a regressar. Tendo em conta as reservas, até junho estamos com uma taxa de ocupação superior à que esperávamos”, disse-nos.
A atual conjuntura, marcada pela guerra na Ucrânia ainda não teve grandes repercussões ao nível das reservas, até porque “a nossa exposição aos mercados de Leste não é muito elevada. Onde somos mais fortes é no mercado polaco e aí temos notado alguns problemas, os operadores dizem-nos que há uma paragem muito clara, as pessoas estão preocupadas com outros assuntos e não estão a reservar férias”.
Mercado nacional foi suporte nos últimos dois anos
Na entrevista ao Turisver, efetuada na Bolsa de Turismo de Lisboa onde a AP Hotels & Resorts juntou parceiros, amigos e imprensa num almoço/convívio, Lino Martins deixou claro que “é muito bom, passados dois anos, estar de volta à BTL, estar com os nossos amigos e com os nossos parceiros e esta é uma nota incontornável”.
Sobre os últimos dois anos, e à imagem do que aconteceu com todo o setor do turismo, disse-nos que foram “difíceis”, muito embora considere que foram também “dois anos de aprendizagem que empurraram o crescimento do Grupo AP Hotels & Resorts em vários caminhos, nomeadamente no da digitalização”.
“Parámos, pensámos, redefinimos, ou seja, apostámos em novos sites, novas fotografias, ligámo-nos à novas tecnologias, temos um novo motor de reservas, um novo website, temos vídeos que tentam transmitir uma experiência mais sensorial aos clientes que nos procuram, melhorámos produtos, investimos de forma a podermos estar mais bem preparados para este ano de 2022”, explicou-nos.
Também no que toca a estes últimos dois anos temos que falar no mercado português e, neste caso, o diretor comercial da AP Hotels & Resorts disse-nos que “felizmente, o grupo AP Hotels & Resorts tinha, e tem, uma base muito forte de clientes portugueses. Para cadeias como a nossa, que tinha já essa base, foi muito mais fácil passar por esta pandemia, porque essa pedra basilar nunca desapareceu”, admitiu.