Grândola aposta na acessibilidade do seu Núcleo Museológico
No âmbito do projeto “Cultura para Todos”, o município de Grândola acaba de implementar a aplicação Museu de Grândola, que promove a acessibilidade universal no Núcleo Museológico de São Pedro.
O Núcleo Museológico de São Pedro em Grândola, está agora acessível a todos, através de uma aplicação que dá acesso a um circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse. O audioguia disponibiliza diversos conteúdos, nomeadamente, uma versão áudio em português destinada ao público em geral; a versão audiodescrição, para visitantes com deficiência visual; e uma versão vídeo em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas com dificuldades auditivas. Para pessoas com diversidade funcional, foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar o visitante a percorrer a exposição e introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste.
A app Museu de Grândola funciona sem necessidade de ligação WI-Fi ou consumo de dados, sendo o acesso aos conteúdos automático, através de tecnologia de proximidade NFC. Contudo, é também possível solicitar o equipamento de audioguia na receção do Núcleo Museológico.
As novidades não se ficam por aqui, já que agora é possível sentir a textura e a temperatura através de peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros. Por outro lado, há peças que passaram a poder ser apreciadas em relevo, com texto impresso em braile. Também o filme do Museu sobre a história do concelho, da Pré-história ao Sec. XX, foi reformulado, com versões acessíveis de linguagem gestual e audiodescrição.
O Núcleo Museológico de São Pedro foi inaugurado em 9 de abril de 2021 e encontra-se instalado na antiga igreja de São Pedro, um edifício religioso mandado construir nos finais do século XVI. No seu interior, o visitante é convidado a empreender uma viagem desde a Pré-História ao século XX,
Está aberto ao público de segunda a sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.