Grande Rota Aldeias Históricas de Portugal também chega a Espanha

Os amantes de caminhadas e de turismo de natureza podem, a partir de agora, percorrer 111 localidades portuguesas e 36 espanholas na Grande Rota 22. O anúncio foi feito pelas Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico durante o encontro da Associação Europeia de Caminhada.
A novidade surge assim no alargamento da rota a território espanhol, com mais 200 quilómetros e 13 municípios da Deputação de Cáceres, passando por povoações históricas e cerca de 80 km na ligação de Portugal à fronteira. No total a GR22 passa a contar com 900 km de percurso.
Recorde-se que inicialmente a GR22 percorria as 12 Aldeias Históricas de Portugal numa extensão de 600 km, distribuídos por 20 municípios.
Segundo as Aldeias Históricas, esta ampliação ao território espanhol realizou-se ao abrigo do projeto POCTEP – Cooperação Transfronteiriça, que permitiu a internacionalização da marca portuguesa para Espanha no domínio da mobilidade suave, nas modalidades de walking e cycling, passando agora a chamar-se GR22 – Aldeias Históricas.
Esta, que é considerada a maior rota europeia de caminhadas, conta com o selo Leading Quality Trails – Best of Europe entregue pela Associação Europeia de Caminhada em 2019 e que agora foi renovado até 2025.