Governo reforça linha de apoio ao turismo em 10M€
A Linha de Apoio à Tesouraria das Micro e Pequenas Empresas do Turismo – Covid-19, criada em março de 2020 voltou a ser reforçada com mais 10 milhões de euros.
Inicialmente dotada de 60 milhões de euros, esta linha de apoio conta agora com 160 milhões, após o reforço de mais 10 milhões, de acordo com um despacho publicado esta quarta feira, 9 de fevereiro, em Diário da República.
Criada em março de 2020 com o objectivo de minimizar o impacto económico da pandemia nas empresas turísticas, a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas e Pequenas Empresas do Turismo – Covid-19, foi agora novamente reforçada e, de acordo com um despacho publicado esta quarta feira, a nova verba está já praticamente comprometida, o que diz bem da procura que tem tido.
“Com efeito, encontram-se já aprovadas 16.402 operações, que representam um valor global de apoio financeiro já pago às empresas no montante de 159,8 milhões de euros”, escreve a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, no despacho publicado em Diário da República.
A governante explica que “a atual taxa de compromisso de praticamente 100% justifica, assim, um novo reforço da dotação global da linha por mais 10 milhões de euros, para que se mantenha o apoio à tesouraria das empresas num contexto ainda condicionado por medidas preventivas associadas à evolução da situação epidemiológica”.
Recorde-se que esta linha de apoio resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal e 12 instituições de crédito (Abanca, Bankinter, BPI, BPG, CCAM, CGD, Eurobic, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores e Santander), que partilham o financiamento a conceder.