Governo investe 500 mil euros na valorização da Tapada Nacional de Mafra
O investimento visa a realização de ações de conservação da natureza, educação ambiental e requalificação de infraestruturas, de modo a melhorar condições de visitação e promoção da biodiversidade.
A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aprovou um investimento de 500 mil euros para a valorização da Tapada Nacional de Mafra (TNM). Financiado pelo Fundo Ambiental, este investimento permitirá a realização de diversas ações de conservação da natureza, educação ambiental, requalificação e melhoria das condições de visitação, complementadas com ações de gestão de combustíveis florestais, segundo se lê no comunicado emitido esta segunda-feira pelo Ministério do Ambiente e Energia.
A Tapada Nacional de Mafra, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), será responsável pela execução das ações previstas, que se iniciam agora, em 2024, e que prolongarão até 2025.
Requalificação de trilhos, melhoria da sinalização, criação de novos espaços de interpretação ambiental e a realização de atividades de educação ambiental, são algumas das acções previstas.
Para a ministrado Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, “a Tapada Nacional de Mafra é um local de excecional beleza natural e de grande valor histórico”. “Este investimento permitirá que mais pessoas possam desfrutar deste espaço e compreender a importância da sua preservação, assegurando que a Tapada não só seja um local de visita, mas também um espaço onde a conservação é visível e valorizada, sensibilizando, desta forma, as novas gerações para a importância da conservação da natureza”, defende a governante.
Imagem: Turismo de Portugal