Governo dos Açores investe 2,5 ME em Estratégia de Promoção Turística do destino no inverno

A Estratégia de Promoção Turística do Destino Açores para o inverno IATA 2024/2025 foi apresentada no passado dia 10 de outubro pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e a Visit Azores, estando previsto um investimento direto de 2,5 milhões de euros.
Na conferência de imprensa, que decorreu em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Berta Cabral, secretária Regional da tutela, fez saber que o compromisso do Governo dos Açores “é assegurar que o turismo da Região se desenvolva de forma sustentável, equilibrada e em harmonia com as necessidades locais”, acrescentando: “Trabalhamos para promover os Açores enquanto destino turístico com uma oferta turística de ano todo, minimizando a sazonalidade e maximizando os benefícios para a economia local”.
A estratégia, coordenada pelo Governo dos Açores, através daquela Secretaria Regional em cooperação com a Visit Azores e articulação com o Grupo SATA, aposta na promoção turística do inverno IATA com campanhas com as companhias aéreas que operam naquela região autónoma, abrangendo a ‘shoulder’ e a ‘low season’.
O objetivo é potenciar o alargamento progressivo das operações aéreas – das 13 companhias aéreas a operar nos Açores, cinco já terão voos internacionais dentro da época de inverno IATA 2024/2025, designadamente a Edelweiss, a Lufthansa, a Smartwings, a Transavia e a Azores Airlines.
Esta última vai manter as suas ligações a Nova Iorque, Boston, Montreal, Toronto, Barcelona e Paris, apresentando pela primeira vez na época de inverno as ligações a Milão, Faro e Nova Iorque, este último partindo da Terceira.
A aposta promocional do destino Açores passa também pela aplicação, pela primeira vez, do novo Regulamento de Incentivos da Visit Azores, que abrangerá Tour Operators (Operadores Turísticos) e Online Travel Agencies (Agências de Viagens Online) nos mercados emissores com rotas diretas durante o inverno e com rotas indiretas com escala em Lisboa (Alemanha e Suíça).
Foram selecionados operadores internacionais junto de cada um dos mercados de interesse estratégico (EUA, França, Espanha, Itália e Alemanha), privilegiando uma nova abordagem individualizada e personalizada, de forma direta.
Campanhas no mercado nacional e eventos
Para o mercado nacional, em articulação com a SATA, foram criadas duas campanhas, uma com a Abreu e o Pingo Doce, e outra com a Bestravel, que promoverá pacotes com preço idêntico para cada uma das nove ilhas da Região.
A estratégia contempla, ainda, a captação de eventos, que incluem o European Travel Agent Forum, que decorre em outubro, na ilha Terceira), com 150 norte-americanos; o Congresso ACTA – Association of Canadian Travel Agencies and Travel Advisors, que decorre em novembro, nas ilhas de São Miguel e na Terceira) e que conta com 150 canadianos; a Convenção AIRMET, em novembro, na Terceira, com 400 pessoas e a Convenção Bestravel em janeiro de 2025, no Faial e no Pico, com 200 pessoas.
A Direção Regional do Turismo vai ainda promover o Azores Tourism Summit, em novembro, em São Miguel, com 350 participantes e as Jornadas de Reflexão Turismo Acessível (em todas as ilhas | vários meses) com 250 pessoas.
De destacar ainda a Grande Rota do Nordeste (pedestrianismo) e a Rota das Explorações Marítimas, a Rota do Turismo Industrial e a Rota do Queijo, a inaugurar brevemente, pensadas para atrair turistas nas épocas baixas.
A promoção do destino Açores decorre em permanência ao longo do ano, nomeadamente com participações em feiras, ‘workshops’ e ‘webinars’, além de viagens educacionais (‘fam trips’, ‘press trips’ e ‘influencers’), entre outras iniciativas, bem como através da agenda digital Azores What’s On.
Berta Cabral reforçou ainda “o sério empenho do Governo dos Açores na mitigação da sazonalidade”, adiantando que “elegemos esse como o grande desafio a superar para equilibrar a produção e produtividade do setor, para garantir estabilidade à atividade e previsibilidade aos rendimentos das empresas e dos profissionais do turismo nos Açores”.
Foto: ©JF (Governo dos Açores / site oficial)