Governo dos Açores aprova injeção de 144,5ME de capital na SATA
O Conselho do Governo dos Açores aprovou esta quinta feira, 21 de julho, a injeção de capital de 144,5 milhões de euros na SATA Air Açores e a “posterior conversão em capital social da empresa”.
Recorde-se que a Comissão Europeia aprovou, no passado dia 7 de junho uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea açoriana SATA até 2025, no montante de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais.
Agora, o Conselho do Governo dos Açores aprovou a transposição para normativo legal regional da decisão de Bruxelas sobre a SATA Air Açores.
Em comunicado, o Governo açoriano sublinha que “não há qualquer novo financiamento da empresa que não o já estabelecido pela Comissão Europeia”. A propósito, recorda que “a ajuda aprovada por Bruxelas para apoio à reestruturação da companhia aérea consiste em 453,25 milhões de euros: 144,5 milhões de euros correspondentes a empréstimo acionista, a ser convertido em capital social da SATA, dos quais, 82,5 milhões de euros já foram realizados em 2021 e 62 milhões de euros estão previstos pelo Plano e Orçamento da Região de 2022”.
No comunicado lê-se ainda que a injeção de capital “determina a assunção, pela Região Autónoma dos Açores, da dívida comercial da SATA Air Açores [a empresa responsável pelas ligações interilhas], e a sua posterior conversão em capital social da empresa no montante total de 173,8 milhões de euros já anteriormente garantida pela região e 135 milhões de euros de um novo empréstimo garantido pela região”.