Governo da Madeira atribuiu 28 Medalhas de Mérito Turístico
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, marcou presença na quarta-feira, 15 de outubro, na cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico a 28 personalidades/entidades, que decorreu no Convento de Santa Clara, no Funchal.
“Porque sendo o Turismo uma indústria com grande pujança na Madeira, a mesma depende de todos os setores e de todas as atividades sociais e laborais”, sublinhou o mesmo governante para quem a atribuição destas medalhas “é o reconhecimento transversal da atividade”.
Miguel Albuquerque lembra que “o Turismo é um ecossistema que implica com toda a comunidade” e que na cerimónia realizada nesta manhã, numa organização da Secretaria do Turismo, Ambiente e Cultura, é reconhecido “o contributo, direto e indireto, de um conjunto de personalidades e de instituições, que fazem a valorização da nossa atratividade e da nossa sustentabilidade turística. Aqui reconhecemos pessoas que trabalham nas levadas, nas florestas, no património edificado, no património automóvel, na jardinagem, na música, nos diversos setores da oferta hoteleira, nos serviços, na restauração, entre outros”.
O governante relembrou ainda, que a aposta da Madeira para o setor não é sobretudo quantitativa, mas sim qualitativa, com reforço do rendimento gerado: “Estamos a atravessar um processo de reorganização desta indústria, sobretudo para evitar – estamos a fazer, neste momento todos os procedimentos e trabalhos nesse sentido – uma grande pressão sobre as zonas mais sensíveis, mantendo os ecossistemas sem problemas de grande pressão e, ao mesmo tempo, para reorganizar tudo de modo que as pessoas possam usufruir desses ecossistemas em condições”, acrescentando que “do ponto de vista da Indústria em si, a Região quer, para o Turismo, continuar a melhorar os serviços, melhorar o alojamento, melhorar a restauração, no sentido de ganhar valor acrescentado e não apenas quantidade, já que em relação à quantidade está satisfeita”.
Miguel Albuquerque lembrou que há novas unidades turísticas previstas, nomeadamente de cariz mais urbano e muitas delas no centro histórico da capital madeirense, mas também nos concelhos fora do Funchal, para onde também existem projetos. Mas, garantiu, a Região não vai atingir os números de quartos previstos no Plano de Ordenamento Turístico. E assegura que algumas das soluções já conhecidas, como percursos e monumentos pagos para visitar, bem como estacionamentos pagos, são para prosseguir.
Saiba quem foram as personalidades e entidades distinguidas:
- António Augusto Rodrigues Barbosa
- Emanuel Severino Ferreira de Nóbrega
- Fernando Dinis de Abreu
- Isabel Nóbrega Freitas da Eira
- Joel Hilário Gomes Martins
- José Alberto Dias Cardoso (a título póstumo)
- José Manuel Perestrelo Vieira
- Luís António Ferreira de Vasconcelos e Freitas
- Mário Gonçalves Abreu
- Luís Gonçalo Silva
- Restaurante ‘Londres’
- Restaurante ‘Os Combatentes’ Teresa de Freitas Brazão
- Teresa de Freitas Brazão
- António Gomes de Freitas
- Aurélia Maria da Silva Gomes
- Emanuel Nélio Freitas Sousa
- Euromar – Nóbrega e Silva
- Francisco António Galhanas
- Hernâni Gonçalves Campanário
- João Vicente Gouveia Vieira
- José Isamberto Gomes da Silva
- Liliana Pinto Dionísio
- Luís de Jesus
- Manuel Vasconcelos Melim Ferreira
- Raul Duarte Figueiros Lourenço Gonçalves
- Victor Figueira da Costa
- José Alberto Jesus Jardim
- Sidónio Sérgio Teixeira de Freitas


