Governo açoriano pondera incentivos para turistas que visitem São Jorge
A implementação de um sistema de incentivo financeiro aos turistas que se desloquem a São Jorge e a prorrogação do Apoiar.pt Açores, foram anunciadas pelo presidente do Governo Regional.
José Manuel Bolieiro, que falava, esta terça feira, 19 de abril, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, considerou que a crise sismo vulcânica na ilha de São Jorge “acentua consequências de crise económica”, às quais o Governo dos Açores não é “indiferente, com ação e apoio adequados e em tempo assertivo”.
Sublinhando que tem havido, e continuará a haver, um apoio “solidário, justo e adequado” aos jorgenses afetados pela crise sísmica na ilha, o presidente, o presidente do Governo Regional anunciou que está a ser estudada a “implementação de um incentivo financeiro – tipo “voucher” -, para os turistas que se desloquem à ilha de São Jorge” no período a que se referem os cancelamentos de viagens que se têm verificado desde o início da crise sísmica. Avançou, igualmente, que o Governo pretende garantir “especial promoção aos produtos Marca Açores de origem de São Jorge”.
O líder do Executivo açoriano destacou que manteve “reuniões com representantes dos empresários e com dezenas de empresários” e afirmou ter já sido aprovada “com específica adaptação às crises acumuladas – pandemia, guerra e, em São Jorge, a crise sísmica -, a prorrogação do Apoiar.PT Açores, programa de apoio à liquidez, desta vez aplicado com majorações para São Jorge”.
“Na ilha [de São Jorge] será atribuída uma majoração de 10% aos apoios calculados e um acréscimo de 20% sobre os limites máximos indicados”, anunciou José Manuel Bolieiro.