Geração Z quer experiências no sapatinho este Natal, diz estudo da Mastercard

A Geração Z quer receber experiências neste Natal ao invés de objetos, quem o diz é o mais recente estudo da Mastercard, que revela que mais de metade (52%) dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos estão a aumentar os seus gastos em experiências este ano, mais do que qualquer outro grupo etário em Portugal.
As experiências que estão a gerar maior interesse na Geração Z são visitar um novo destino (60%), ver uma apresentação ao vivo do seu artista favorito (54%), ir a um restaurante dos seus sonhos (37%) ou ficar num hotel único ou mundialmente famoso (43%).
Entre as várias razões para a Geração Z estar a investir mais em experiências encontramos motivos como “vale sempre a pena” (81%), as memórias que as experiências deixam (45%) e o facto de as experiências partilhadas com os outros serem profundamente enriquecedoras (38%).
Beatrice Cornacchia, vice-presidente executiva de Marketing e Comunicações para Ásia-Pacífico, Médio-Oriente e África e Europa da Mastercard explica que a “época festiva que se aproxima, é o momento perfeito para os portugueses planearem os presentes que realmente podem trazer alegria, especialmente aos adolescentes e jovens adultos. As experiências são presentes que a Geração Z vai apreciar muito e ao contrário das coisas, as experiências são um incentivo e uma oportunidade de partilha de momentos especiais com amigos e familiares”.
Segundo os dados do mesmo estudo, as gerações mais jovens procuram experiências locais com alguma dimensão e mais íntimas: 75% dos inquiridos da geração Z são atraídos para concertos de músicos mundialmente famosos em grandes arenas, enquanto 52% encontram igual alegria em espetáculos mais pequenos, de artistas independentes locais. Da mesma forma, 51% apreciam um cocktail num bar sofisticado, enquanto 73% prefere jantar num restaurante familiar. Viagens e turismo são as experiências mais procuradas entre a Geração Z, com 60% a manifestarem interesse em investirem mais nesta categoria. Um terço dos Gen Z expressaram mesmo a intenção de reviver mais experiências em diferentes cenários ou locais.
Os millennials e a Geração Z (42% e 50%, respetivamente) disseram que viajariam para uma experiência pela qual são apaixonados, sendo que 24% dos jovens dos 18 aos 24 anos decidem as suas viagens a partir das redes sociais. Depois das viagens, os eventos de música ao vivo ocupam o segundo lugar, com 55%, enquanto as experiências em famílias e parques temáticos surgem em terceiro lugar, com 39%.
De salientar que a Mastercard realizou uma pesquisa com o Vitreous Worldwide, para entender a mudança nas preferências do consumidor em relação à priorização de experiências, através de um trabalho de campo que decorreu de 2 a 9 de janeiro de 2024. O inquérito incluiu 16.141 inquiridos, incluindo 14.125 inquiridos de 20 mercados em toda a Europa (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha, Reino Unido, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Roménia, Sérvia, Suécia, Suíça) e 2.016 inquiridos na Austrália, Brasil, China e EUA.