GEA Portugal comemora 20 anos na liderança do mercado das agências de viagens

Grupo GEA assinalou esta terça feira, no Guincho, em Cascais, os 20 anos da GEA Portugal. O evento, o último dos Sunset Dinner Party comemorativos deste aniversário, juntou responsáveis de agências de viagens que integram o Grupo GEA, equipas e parceiros de negócio.
Numa curta intervenção dirigida a todos os presentes no Sunset Dinner Party que decorreu no Guincho esta terça feira, 20 de junho, Pedro Gordon, diretor-geral da GEA Portugal, começou por agradecer às agências que integram o Grupo GEA “a sua confiança, a sua fidelidade e o terem-nos acompanhado durante estes anos” porque, sublinhou, “o Grupo GEA não existiria sem a confiança destas agências”.
O responsável frisou, a propósito, que é ao profissionalismo e à excelência do serviço que prestam as agências que integram este grupo de gestão que se fica a dever o facto de a GEA Portugal, que conta atualmente com 502 balcões e 406 empresas, ser líder de mercado.
Ainda assim, reconheceu, “o objetivo não é que as agências façam crescer a GEA mas sim que a GEA faça crescer as agências” e “é nesse sentido que estamos a trabalhar”.
Pedro Gordon fez também um agradecimento a todos os parceiros e fornecedores que durante estes 20 anos têm apoiado a GEA Portugal.
Sobre o percurso da GEA Portugal, Pedro Gordon recordou que o Grupo nasceu em 2003, pela sua mão e de um sócio que tinha sido fundador do Grupo em Espanha e que quando foi feita a apresentação na BTL “tínhamos apenas meia dúzia de acordos, quase todos com operadores espanhóis”.
Vinte anos passados, foi muito o que mudou no mundo das agências de viagens, no entanto mantêm-se aqueles que são os objetivos fundamentais de um grupo de gestão: a otimização das margens, a minimização dos custos, a otimização da produtividade e a proteção.


Referindo-se ao passado mais recente, o diretor-geral da GEA reputou de “um momento importante” aquele em que o seu sócio decidiu vender a sua quota ao Grupo Newtour, uma vez que, afirmou, “a partir desse momento começou uma nova etapa dentro do Grupo GEA, que se vai caracterizar por manter o bom que tinha e otimizar o que ainda não era tão bom, e a inovar o que estava um pouco adormecido”. Exemplificou com “a área do ticketing que não estava tão otimizada” e com a incorporação recente de Ricardo Correia na TravelGea como diretor comercial.
Por seu turno, Carlos Baptista, administrador da GEA, começou por recordar que, de alguma forma, o Grupo Newtour está ligado à GEA desde a sua fundação. “Em 2003, no ano da fundação, uma das empresas do Grupo Newtour, a Turangra, foi um dos primeiros associados do Grupo GEA” e que, “pela mão do saudoso Miguel Fonseca, assumiu também uma posição no Conselho Consultivo da GEA contribuindo, de forma ativa para aquilo que era a evolução do agrupamento”, na altura apenas e só enquanto empresa associada. Lembrou também que a primeira fam tour exclusiva da GEA aconteceu em 2004, teve os Açores como destino e foi organizada pela Turangra.
Com estes exemplos, Carlos Baptista quis deixar claro que “nós, enquanto organização, sempre acreditámos neste projeto” em que agora a Newtour assume uma posição de grande responsabilidade. “Temos noção de que os projetos e os desafios que se põem à data de hoje ao mercado são diferentes”, afirmou, garantindo que “é com essa consciência que temos vindo a trabalhar, no sentido de desenvolver o projeto e de contribuir para o sucesso da GEA, pelo menos equivalente àquele que teve nos últimos 20 anos” para que o Grupo se possa “prolongar pelos próximos 20 anos”.