Gastrolovers, experiências e viagens sustentáveis: As tendências do turismo segundo o Barceló Hotel Group

A oferta gastronómica, as experiências locais sustentáveis e o bem-estar como terapia determinarão, mais do que nunca, a escolha do destino pelos viajantes, segundo concluiu o Barceló Hotel Group através de uma pesquisa efetuada através das suas redes sociais.
Com o objetivo de conhecer as preferências dos seus clientes e as tendências de viagem para este ano, o Barceló Hotel Group realizou uma pesquisa nas suas redes sociais, na qual participaram mais de 8.700 pessoas de 20 países. Uma iniciativa alinhada com a estratégia do Grupo que tem o cliente como foco. O principal objetivo desta pesquisa foi conhecer as tendências que vão moldar as viagens e “criar experiências originais e transformadoras alinhadas com essas tendências, que surpreendam os seus clientes”, refere a Barceló.
Gastrolovers: o turismo gastronómico em ascensão
Se nos últimos tempos o turismo gastronómico tem vindo a ganhar destaque, será em 2024 que ele se tornará uma maneira de vivenciar as férias. Os gastrolovers viajam com o paladar, à procura das melhores experiências gastronómicas, quando organizam as suas viagens. Assim, 76% dos entrevistados afirmam valorizar fatores como a tradição culinária própria do destino, bem como a oferta gastronómica do hotel, a autenticidade e a qualidade da sua proposta.
Cuidado pessoal: viagem ao centro do bem-estar
De acordo com os resultados da pesquisa, o bem-estar é uma das principais tendências de viagens para este ano. “O wellness veio para ficar”, afirma o Barceló Hotel Group, que dá conta de que mais de metade dos viajantes inquiridos (52%) afirma que descansar e dedicar tempo a si mesmos, através de experiências de autocuidado, serão os principais objetivos das suas férias este ano. “Destinos e acomodações com oferta wellness destacada terão um papel especial este ano, seja em spas, centros desportivos ou opções para praticar atividades como yoga, meditação ou mindfulness, etc”, refere o grupo hoteleiro.
Regeneração: viagens mais conscientes
No inquérito, 26% dos entrevistados afirmam que preferem participar ativamente do turismo regenerativo através de ações fornecidas pelo próprio hotel (reciclagem de roupas, recolha de resíduos na praia, redução do consumo de água no chuveiro, etc.); enquanto 25% valorizam positivamente a existência de sistemas de energia eficiente e economia no consumo de água nas instalações hoteleiras; e para 22%, a redução do uso de plásticos e o plano de resíduos zero são fundamentais.
Memórias de viagem: experiências para recordar
Este 2024 será o ano das viagens para recordar. Segundo dados da pesquisa do Barceló Hotel Group, 79% estão dispostos a investir mais em experiências diferenciadas nas suas viagens, tanto de caráter local como premium ou relacionadas com a cultura. A qualidade prevalece sobre a quantidade num ano onde colecionar atividades é relegado em relação à vivência de momentos inesquecíveis.
Turismo personalizado: a era da hiperpersonalização
De acordo com os resultados do inquérito, 39% dos entrevistados esperam viver durante as suas férias experiências que se adaptem ao seu estilo de vida, com opções que lhes permitam escolher entre diferentes experiências e serviços. Embora a tendência em resposta à inflação seja economizar, prevê-se que os viajantes elevarão o nível das férias com luxos personalizados. De facto, mais de metade (56%) planeia aprimorar as suas experiências com ofertas e serviços complementares.
Viajantes não sazonais: o prazer de viajar fora de época
Nos últimos meses, os viajantes têm demonstrado um interesse crescente em fazer mais escapadinhas curtas ao longo de todo o ano. Neste sentido, quase 40% dos participantes da pesquisa do Barceló Hotel Group afirmam que preferem viajar em qualquer época do ano a fazê-lo durante um período de férias específico.