Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema: verbas da 1ª fase esgotaram em 48 horas

A primeira fase de candidaturas do incentivo à produção cinematográfica e de audiovisual encerrou no último minuto do passado dia 6 de abril, menos de 48 horas depois de ter sido aberta, por ter sido atingido o teto máximo dos oito milhões de euros disponíveis.
“A 1.ª fase de candidaturas de 2023 ao benefício de Incentivo à Produção Cinematográfica e Audiovisual encerra a 06 de abril de 2023 a partir das 23:59 (hora de Portugal continental), por o montante máximo de incentivo a atribuir nesta fase ter sido ultrapassado, considerando as candidaturas submetidas até à data”, anunciaram, em comunicado, a Portugal Film Commission e do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA)
De acordo com o mesmo comunicado, “até à abertura da 2.ª fase de candidaturas de 2023, prevista para o último trimestre do ano, o ICA mantém ativa a implementação do Registo de Pedido de Auxílio”.
A primeira fase de candidaturas ao incentivo atribuído no âmbito do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema (FATC) tinha aberto no dia 5 de abril, às 14h00 e teve, neste primeiro momento, um montante total de oito milhões de euros.
Este ano, o FATC tem uma dotação total de 14 milhões de euros, mais dois milhões do que em 2022, ano em que o fundo teve de ser reforçado com 10,9 milhões de euros, para financiar as 28 produções que tinham ficado de fora daquele mecanismo de financiamento. O montante inicial do fundo para 2022, de 12 milhões de euros, esgotou-se em maio, dada a elevada procura.