Fundão recebe em setembro 18.ª edição do ART&TUR

Festival internacional decorre de 9 a 12 de setembro, com a exibição de dezenas de filmes, mesas-redondas, masterclasses e experiências culturais no Fundão. O evento integra duas competições distintas: uma para produções portuguesas e outra de âmbito internacional.
Ao longo de quatro dias, o ART&TUR exibe dezenas de filmes provenientes dos quatro cantos do mundo, selecionados pelo júri do festival e que integram a shortlist de finalistas da competição. As exibições são organizadas em sessões temáticas e acompanhadas por mesas-redondas, masterclasses e momentos de networking com especialistas do setor.
Além dos filmes nacionais e internacionais em que o festival se divide, o programa inclui três competições criativas paralelas, de promoção audiovisual do Fundão. A primeira é o ART&FACTORY, que desafia cinco equipas internacionais a criar filmes no território do Fundão, na semana anterior ao evento, sendo depois as produções apresentadas em estreia durante o festival. No ART&Storytelling, destinado à promoção de talentos emergentes no audiovisual, duas equipas de alunos da Universidade da Beira Interior, orientadas por produtores audiovisuais experientes, competem pelo melhor filme promocional sobre o Fundão. A terceira competição paralela é o Blogging Fundão 2025 e tem como âmbito publicações de bloggers sobre o território do Fundão.
A entrada no festival é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo link https://bit.ly/inscricao-arttur-2025.
De recordar que as últimas sete edições do festival realizaram-se de forma itinerante no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e Lousã.
Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal: “O ART&TUR é hoje um verdadeiro embaixador da alma e da diversidade do Centro de Portugal. Com o seu carácter itinerante, o festival percorre a nossa vasta e rica região, revelando-a, edição após edição, a quem nos visita e a quem nos vê através das lentes e das histórias captadas por cineastas de todo o mundo.”.
Já Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, sublinha que “ao acolher este prestigiado festival, o Fundão afirma-se como um destino onde tradição e a vanguarda caminham de mãos dadas. Será uma oportunidade única para dar a conhecer, a realizadores e profissionais de todo o mundo, a alma da região – da imponência da Serra da Gardunha aos sabores autênticos da cereja e dos queijos da região, passando pela vitalidade dos seus centros históricos e pelas gentes que fazem da hospitalidade uma arte”.
Mariana Calaça Baptista, Diretora do Festival ART&TUR, destaca que “numa altura em que o mundo tantas vezes diverge sobre os valores fundamentais da tolerância e da convivência entre etnias e culturas, o ART&TUR constitui um forte contributo para a aproximação cultural através da indústria do turismo e da criação audiovisual”.
O programa completo pode ser consultado em: www.tourfilm-festival.com