Funchal ‘bateu’ Faro: Aeroportos nacionais com novo recorde de passageiros em janeiro

Dados do INE revelam que em janeiro o número de passageiros nos aeroportos nacionais ascendeu a 4,2 milhões, estabelecendo um novo recorde. O aeroporto da Madeira movimentou mais passageiros do que Faro e ascendeu à terceira posição, depois de Lisboa e Porto.
No primeiro mês deste ano, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 16 mil aeronaves em voos comerciais (+1,6% em termos homólogos) correspondendo a 4,2 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), número que reflete um aumento de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
De acordo com o INE, 81,1% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 1,6 milhões de passageiros (+7,6%1), na maioria provenientes do continente europeu (63,2% do total), correspondendo a um aumento de 6,1% face a janeiro de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11,1% do total de passageiros desembarcados (+7,1%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 82,4% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,8 milhões de passageiros (+5,3%), tendo 66,4% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 4,1% face a janeiro de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,3% do total; +4,8%).
Os mesmos dados revelam que o aeroporto de Lisboa movimentou 56,9% do total de passageiros (2,4 milhões), +6,9% comparando com janeiro de 2024, enquanto o aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total (949,6 mil) e aumentou 2,1%.
Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 6,1% no movimento de passageiros (309,9 mil). Ainda assim, foi ultrapassado pelo aeroporto da Madeira que, ao movimentar 330 mil passageiros (+9,3% do que em Janeiro do ano passado) foi, no primeiro mês deste ano, o 3º aeroporto com maior movimento de passageiros.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2024 (+6,5%; +1,9%). Espanha e Reino Unido ocuparam a 2ª e 3ª posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino. Brasil e Alemanha alternaram a 4ª e 5ª posição consoante país de origem ou de destino dos voos.