Frota aérea na Europa Ocidental deverá crescer 27% até 2035

Segundo a última edição do relatório anual ‘Global Fleet & MRO Market Forecast 2025-2035’, elaborado pela Oliver Wyman, a frota de aviões comerciais na Europa Ocidental crescerá 27% até 2035, atingindo as 6.956 aeronaves na próxima década.
A aviação comercial na Europa Ocidental encontra-se numa fase de crescimento sustentado, com uma previsão de aumento de 27% na sua frota até 2035, o que representa um crescimento de 5.475 aeronaves em 2025 para 6.956 unidades na próxima década. Esta é uma das conclusões do relatório ‘Global Fleet and MRO Market Forecast 2025-2035’, elaborado pela Oliver Wyman, que analisa as tendências do setor e oferece uma perspetiva a 10 anos sobre a evolução da frota de transporte aéreo comercial e as suas implicações no mercado de manutenção, reparação e revisão (MRO).
O relatório indica que se espera um crescimento de 32% na frota mundial de aviões comerciais na próxima década, passando de 29.000 aeronaves em 2025 para 38.300 em 2035, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,8%.
No entanto, o estudo alerta que as limitações na produção de novas aeronaves e os problemas na cadeia de fornecimento resultaram num atraso recorde nas entregas, dificultando a capacidade do setor de satisfazer a crescente procura.
Forte procura frente a uma produção atrasada
Uma vez que o fabrico de aviões não está a corresponder à procura, a carteira de encomendas ultrapassa já as 17.000 unidades, pedidos que, com o ritmo atual de fabrico, levarão 14 anos a ser entregues, “o dobro do tempo que as companhias aéreas tinham de esperar antes de 2019”, sublinha o relatório agora divulgado. Em 2024, foram entregues menos de 1.300 unidades novas, o que representa uma redução de 30% face a seis anos antes, apesar de o número de passageiros ter atingido os 4.800 milhões em 2024, com previsão de ultrapassar os 5.000 milhões em 2025.
De acordo com o relatório, estima-se que, a nível mundial, a produção anual de aviões será inferior às entregas até 2030, o que deverá gerar um défice de 2.000 aeronaves. A idade média das aeronaves em serviço aumentou de 12,5 anos em 2023 para 13,4 anos em 2024, e projeta-se que atinja os 24 anos em 2035.
O envelhecimento da frota, aliado a problemas de durabilidade em aviões e motores de nova geração, e à crescente procura de manutenção estão a gerar um superciclo sem precedentes no setor de manutenção, reparação e revisão (MRO). Só na Europa Ocidental, o mercado MRO irá passar de 25.000 milhões de dólares em 2025 para 30.000 milhões em 2035, impulsionado principalmente pela procura de manutenção de motores, que aumentará de 12.600 milhões em 2025 para 14.000 milhões em 2035, avança o relatório.
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