Fran Serón, CEO da Tour10: “Estamos ao lado das agências e dos hoteleiros nos bons e nos maus momentos”
O ano de 2022 foi extraordinário para o Tour10. A maior plataforma espanhola de distribuição independente de turismo B2B fechou aquele que foi o melhor da história da empresa, tendo registado um número recorde de vendas, grande parte delas a corresponderem ao mercado português”, afirma o CEO da Tour10.
Morivos para que a Tour10 tivesse alcançado em 2022 os seus melhores resultados de sempre foram vários, com o CEO da empresa, Fran Serón, a apontar a vontade de viajar por parte dos consumidores e a confiança dos agentes de viagens na Tour10, uma confiança que foi ganha durante a pandemia. “Em 2020, ajudar diariamente as agências de viagens a continuarem a trabalhar em circunstâncias verdadeiramente críticas, quando tiveram de enfrentar o impacto da Covid e dos cancelamentos, foi como ganhámos a sua confiança”, explica Fran Serón.
De acordo com a empresa, em 2022 “a inércia positiva da procura impulsionou um crescimento espetacular que supera os 60%, mas que não teria chegado a esse patamar não fosse o empurrão das agências”.
Otimismo e mudança de imagem corporativa em 2023
O CEO da Tour10 aponta que 2023 começa, tal como aconteceu com 2022, sob um clima atípico e de incógnitas. “O aumento das taxas de juros, a inflação e as consequências da guerra na Ucrânia estão a esfriar as nossas previsões… Não sabemos de que forma essas incógnitas serão resolvidas, mas queremos ser otimistas”, acrescenta.
A grande novidade do operador turístico para este ano será a mudança da imagem corporativa. O objetivo, segundo a Tour10 expressa numa nota à imprensa, é atualizar e reposicionar a marca, projetá-la no exterior como uma empresa moderna e tecnológica, “sem perder um pingo da humanidade e proximidade que constituem sua essência”.
O ano de 2023 será também marcado pela implementação de novas funcionalidades no site da empresa lançado o ano passado. “Vamos integrar gradualmente novos produtos muito atrativos para os nossos fornecedores na linha de ferramentas como o ‘Inspire’, que lançámos no ano passado e que ajuda os agentes a encontrar o melhor preço disponível nas melhores datas. A Tour10 investe muito em tecnologia, nas suas ‘máquinas’, é um dos nossos pontos fortes”, reitera Serón, sublinhando que “a tecnologia é, de facto, um dos grandes trunfos da Tour10, entre outras razões por ter um software próprio. Não dependemos de terceiros para oferecer o que oferecemos. Não é barato, mas vale muito a pena para nós”.
No entanto, a empresa continuará a colocar o seu foco na proximidade com fornecedores e clientes. “Quando um agente de viagens tem um problema e liga para a Tour10, ele não é atendido por uma máquina ou por uma central de reservas no outro lado do mundo, é atendido por uma pessoa, um profissional que o ajuda a encontrar a melhor solução. O nosso interesse não é apenas comercializar um serviço, é oferecer um serviço verdadeiramente honesto, útil e humano. Temos demonstrado que estamos ao lado das agências de viagens e dos hoteleiros nos bons e nos maus momentos”, reitera o responsável.
“Somos um intermediário e a nossa missão é ajudar. Não entendemos este negócio de outra forma e não estamos interessados em maximizar lucros a qualquer preço. O nosso reposicionamento aprofunda-se nessa linha, tendo como bandeira a humanidade da equipa”, acrescenta.
Fran Serón confirma ainda que a Tour10, que actualmente está em Espanha e Portugal, quer expandir-se para outros mercados, possivelmente Itália e América Latina, mas afirma também que este não é um projeto imediato.
“A nível internacional, é com grande satisfação que celebramos cinco anos em Portugal, com escritório próprio em Faro e uma consolidação muito assinalável por todo o país. Grande parte das nossas vendas correspondem ao mercado português e nele temos grandes esperanças e expectativas”, sublinha o CEO da Tour10.