Forte de Gaia já foi inaugurado e promete ser um “novo bastião do luxo no Norte”

A inauguração oficial do Forte de Gaia (antigo The Lodge Hotel), que contou com a presença de entidades oficiais e líderes do setor, marca uma nova etapa na vida desta unidade, agora sob propriedade da Azora Capital e integrada na Autograph Collection da Marriott International.
A integração do hotel na Autograph Collection da Marriott International, coleção de hotéis de luxo que assim se estreia no norte do país, vem posicionar o Forte de Gaia como porta de entrada para um novo ciclo de crescimento no turismo da região.
Isso mesmo assume o diretor-geral da unidade, André Borges: “Este projeto é uma afirmação clara de confiança na região e no seu potencial para ser uma referência na nova hotelaria de luxo em Portugal. Com o apoio da Marriott e a visão de longo prazo do grupo Azora, iniciamos agora uma etapa de consolidação, com foco em hospitalidade de excelência, parcerias locais e inovação na experiência do hóspede”.
Com uma localização privilegiada entre as caves de vinho do Porto e o Douro, o Forte de Gaia aposta numa estratégia que passa pelo refinamento operacional e formação com padrões Marriott e aposta na captação de mercados de alto valor, com destaque para EUA, Reino Unido, França e Espanha.
Para isso, o hotel vai apostar no segmento MICE mas também na criação de experiência (vínicas e culturais) imersivas, de mãos dadas com parceiros da região, diferenciando a proposta também para os clientes que viajam em lazer, e procuram experiências de luxo.
“O impacto da Autograph Collection tem sido fantástico, superando todas as expectativas, com impacto direto nas principais métricas, ocupação, preço medio e receitas. Estamos a apostar fortemente nos segmentos estratégicos do hotel e do próprio destino”, acrescenta o diretor-geral do Forte de Gaia.
Gonzalo García-Lago, sócio da Azora, faz questão de sublinhar que o grupo acredita no “imenso potencial do norte de Portugal como destino de luxo com uma identidade única, uma realidade que começa a ser valorizada e reconhecida a nível internacional”.
Para a Azora, continua, “o Forte de Gaia, Autograph Collection é um ativo estratégico no qual estamos comprometidos a continuar a investir, não apenas na qualidade hoteleira, mas também na valorização da cultura, do património e do destino de Vila Nova de Gaia. Esta é uma aposta a longo prazo, guiada por uma visão clara e respaldada pela responsabilidade”.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “É uma enorme honra ser ‘casa’ de um espaço cheio de história que se transforma agora num hotel único, que valoriza o nosso património e recebe quem nos visita com charme e autenticidade. É Gaia no seu melhor, com os olhos no futuro, sem esquecer as raízes”.


Localizado no coração de Vila Nova de Gaia, entre as emblemáticas caves de vinho do Porto e com vistas privilegiadas sobre o rio Douro e a cidade do Porto, o Forte de Gaia conta com 119 quartos e suites, incluindo duas signature suites, piscina, ginásio e serviço de spa no quarto. Dispõem ainda de seis salas de reuniões para eventos exclusivos e encontros corporativos.
Com design de Nini Andrade Silva, o hotel é inspirado na cultura e tradição vinícola da região, apresentando elementos que remetem à produção de vinho – como tonéis, vinhas e tonalidades vínicas – criando um ambiente sofisticado e inspirador.