Formação e ferramentas tecnológicas são grandes apostas na Bestravel
A Bestravel vai continuar a focar-se no desenvolvimento das ações de formação e na implementação de novas ferramentas, com o objetivo de “aumentar a produtividade” das agências da rede e “otimizar a forma de trabalho”, conforme sublinhou Ana Avelar, responsável pela área de desenvolvimento de negócio.
Ana Avelar, que falava na conferência de imprensa promovida à margem da 19ª Convenção Bestravel que decorreu até domingo, em Lagos, precisou que nas ações de formação há sempre temas recorrentes, uma vez que “há sempre colegas novos a entrar” e também há sempre novidades ao nível dos operadores turísticos por via da entrada de novos destinos e programas.
Além disso, estas ações abrangem também as atualizações das aplicações e ferramentas que vão sendo implementadas pela Bestravel. Neste âmbito, referiu, “o ano passado tivemos uma revolução tranquila em termos de aplicações internas” que residiu na implementação do CRM, um grande investimento do master franshise. Apesar de ter considerado “tranquila” esta implementação, Ana Avelar sustentou que “implementar uma nova ferramenta numa rede que está habituada a trabalhar de determinada forma implica alteração de comportamentos, o que leva algum tempo”.
Ainda em fase de implementação e a receber melhorias, o CRM “permite melhorar tudo o que são comunicações com o cliente”, permitindo às agências uma maior personalização e segmentação, o que “permite-nos uma diferenciação enquanto marca”, explicou a responsável.
A responsável pela área de desenvolvimento e negócio da Bestravel assinalou que “sempre que é disponibilizado algum serviço adicional e novo, isso é acompanhado por formação interna”, como aconteceu com o NDC e o CRM. Já no que toca à Inteligência Artificial, tema abordado durante a convenção, Ana Avelar avançou que “vamos, internamente, fazer um projeto piloto” para preparar os agentes de viagens da rede.
“A formação é extremamente estratégica para nós”, juntou Carlos Baptista, administrador da Gecontur, especificando que o ano passado foram ministradas, no total, duas mil horas de formação, sendo que “quase mil horas foram de formações certificadas”, as quais registaram um aumento de 51% face ao ano anterior.
A nível externo, segundo Ana Avelar, a rede vai dar continuidade ao projeto de Certificação Ambiental Travelife. Depois de o ano passado o master franchise Gecontur ter obtido esta certificação, este ano a intenção reside no alargamento do projeto a toda a rede, seguindo uma “lógica de uniformização” da marca mas também de “diferenciação” no mercado.
“No que diz respeito ao aéreo, o administrador da Gecontur começou por sublinhar que “melhorámos as condições das nossas agências” que passaram a ter uma “um valor de remuneração mais simpático, a começar nos 2,80€”, além de estar a ser feita “uma alteração de plataforma em toda a gestão de emissões”
Ao nível das ferramentas, e para além da implementação do CRM, foi também introduzida uma nova plataforma de aviação com o objetivo de proporcionar aos agentes de viagens as dinâmicas necessárias para enfrentar os novos desafios da distribuição aérea, adiantou Carlos Baptista
No que diz respeito ao aéreo, o administrador da Gecontur começou por sublinhar que “melhorámos as condições das nossas agências” que passaram a ter uma “um valor de remuneração mais simpático, a começar nos 2,80€”, além de estar a ser feita “uma alteração de plataforma em toda a gestão de emissões”. Isto porque, considerou, “há uma disrupção na distribuição aérea, os standards que conhecíamos estão todos alterados e nós temos que ter capacidade para nos adaptarmos às novas dinâmicas”.
“Esta plataforma tem um mix de conteúdos com os dois principais GDS’s Travelport e Amadeus, tem um agregador de LCC’s [companhias low cost] que é o Travelfusion, tem também 18 NDC integrados de forma direta e um agregador de NDCs que permite chegar a mais NDC’s”, explicou o responsável, precisando que “a TAP será integrada nesta nova plataforma plataforma no final deste trimestre”.
Carlos Baptista explicou ainda que uma das novidades relativas a esta plataforma é a integração da Ryanair, conseguida através da ligação a um GDS. Neste sentido, disse, estão já a ser realizados testes efetivos que “estão a correr bem”, pelo que “podemos estar próximos de resolver os problemas de integração com a Ryanair, companhia que tem ganho projeção à escala global, nomeadamente no mercado português onde tem uma quota muito superior a norte”.
“Estamos a fazer este investimento para responder a todos os desafios que vemos na área da aviação e sentimos que as nossas agências estão com a melhor ferramenta para responder às necessidades que têm à data de hoje”, concluiu Carlos Baptista.