FITUR 2025: CIM do Alto Tâmega e Barroso reforça aposta de promoção integrada do território

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) vai marcar presença na FITUR 2025, que decorre desde quarta-feira, 22 de janeiro até dia 26, em Madrid, para reforçar a sua aposta estratégica na promoção integrada do território, destacando os seus ativos culturais, naturais e gastronómicos.
Com um stand próprio, a CIMAT apresentará um espaço moderno e atrativo, refletindo a singularidade e autenticidade da região, que a posicionam como um destino de excelência para experiências de gastronomia, enoturismo e natureza.
Ramiro Gonçalves, primeiro secretário da CIMAT, sublinha ser “um orgulho estarmos presentes num evento desta magnitude. Temos ativos, capacidade de carga e organização para estarmos junto dos melhores. Espanha é um mercado essencial para o nosso território, e as ligações por AVE (alta velocidade) a Madrid são um ativo que queremos continuar a explorar”.
A presença do território do Alto Tâmega e Barroso dará na FITUR particular visibilidade aos produtos de qualidade certificada – IGP, DOC e DOP -, às manifestações culturais e aos eventos que representam e simbolizam a identidade do Alto Tâmega e Barroso.
Durante os cinco dias da feira, o stand da CIMAT será palco de uma programação diversificada, que inclui apresentações temáticas, degustações de produtos locais, momentos de networking. Os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, que integram a comunidade intermunicipal, terão também a oportunidade de apresentar os seus principais atrativos e encantos.
Chaves levará à FITUR os sabores autênticos da região, com a apresentação da Feira Sabores de Chaves e do Festival Gastronómico do Bacalhau. A degustação dos vinhos Palmeirim D’Inglaterra completará esta experiência. Valpaços promete encantar os visitantes com a tradição e o sabor da XXV Feira do Folar, um produto emblemático que reflete a alma da região. A experiência será enriquecida pela apresentação dos renomados vinhos de Valpaços.
No caso de Boticas, o município levará a apresentação da recriação das Invasões Francesas, proporcionando um momento cultural único que será acompanhado pela degustação do icónico Vinho dos Mortos, e do Boticas Parque, promovendo o mel do Barroso e infusões naturais.
Já Vila Pouca de Aguiar celebrará a criatividade e animação dos seus eventos culturais, com destaque para os Festivais Artimanha e Pedras Sounds. No último dia será apresentado o Triângulo Verde, um convite para explorar as belezas naturais e o potencial turístico do concelho.
Ribeira de Pena apresentará a Festa de São Brás e as Carranhosas, símbolos da identidade cultural local, dando ainda a oportunidade aos visitantes de degustar os vinhos verdes do município. E Montalegre destacará os sabores intensos dos seus fumeiros e produtos tradicionais, acompanhados pela promoção dos seus icónicos festivais, que celebram as tradições e o espírito acolhedor da região.
“Estar na FITUR é um passo decisivo para a internacionalização da nossa região. Além de promover os nossos ativos, geramos impactos positivos na economia local, estimulando o crescimento do turismo e do comércio regional”, destaca Ramiro Gonçalves, que sublinha o retorno importante que a presença da CIMAT nos eventos internacionais Xantar (Ourense) e INTUR (Valladollid) têm trazido para a região.
Para além das apresentações temáticas, o stand da CIMAT contará com sorteios de vouchers para experiências na região, criação de oportunidades de networking e a promoção de iniciativas inovadoras no setor do turismo.