FITUR 2023 recupera números da pré-pandemia em área e visitantes

De 18 a 22 de Janeiro, a 43ª edição da FITUR, em Madrid vai praticamente igualar os números de 2020, a sua melhor edição de sempre, no que toca à área exposicional e ao número esperado de visitantes, nomeadamente profissionais, segundo avançou a IFEMA Madrid, responsável pela organização da feira.
De acordo com as informações avançadas, a 43ª edição da FITUR vai reunir, numa área de 66.900m2 dividida em oito pavilhões, um total de 8.500 empresas participantes de 131 países, 90 dos quais com representação oficial, 755 expositores diretos e espera a visita de 120 mil profissionais. Quanto ao público em geral, a organização espera que no fim de semana a feira seja visitada por 80 mil a 90 mil pessoas.
Portugal estará mais uma vez presente na FITUR. No stand do Turismo de Portugal irão estar presentes as sete Agências Regionais de Promoção Turística (Porto e Norte, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e várias dezenas de empresas.
Em área exposicional e perspetivas de visitantes profissionais, a FITUR 2023 iguala a sua maior edição de sempre, em 2020, suplantando claramente a realizada em 2022, tanto ao nível destes indicadores como no que respeita à presença internacional, crescendo o número de expositores de todas as regiões do globo.
O que também cresce é o contributo da feira para a economia madrilena, que se estima em mais de 400 milhões de euros.
10 secções especializadas
No que diz respeito às secções especializadas da feira, a novidade deste ano é e FITUR Sports, dedicada a um dos produtos turísticos que está a ganhar cada vez mais importância, tanto para os destinos turísticos como para as empresas., uma vez que contribui para a redução da sazonalidade, potencia o desenvolvimento territorial em ambientes não turísticos ou urbanos, posiciona os destinos internacionalmente e atrai um visitante com um nível de gastos acima da média.
O novo espaço pretende mostrar como o turismo desportivo é um motor de crescimento sustentável para a indústria do turismo.
A edição deste ano da FITUR vai potenciar a secção dedicada ao “turismo azul”, através da FITUR Cruises, ponto de encontro da oferta de cruzeiros e manterá as suas secções mais tradicionais, como a FITURTechy e a FITUR Know-How & Export.
Voltam também a marcar presença as secções FITUR LGBT+, a FITUR Lingua, a FITUR Talent que destacará o talento e a formação como motores do desenvolvimento turístico; a FITUR Woman; FITUR Screen e a FITUR MICE.
Foto: FITUR 2022