Festival MED distinguido como o festival ibérico que melhor promove o turismo
O evento algarvio foi distinguido como o festival ibérico que melhor promove o turismo, durante uma gala em Granada, na sexta-feira, 15 de março. Este é o 10º prémio conquistado pelo Festival MED nos Iberian Festival Awards.
Pela quarta vez, o MED destaca-se numa categoria que tem grande relevância para a economia da região em que se enquadra. De referir que nos anos de 2018 e 2020, este festival organizado pela Câmara Municipal de Loulé recebeu a distinção de “Melhor Promoção Turística” de Portugal, enquanto em 2023 destacou-se na mesma categoria, no contexto ibérico, entre os festivais lusos e espanhóis finalistas.
Ao nível do impacto turístico, o MED tem-se posicionado ao longo dos anos como um evento de referência no Sul do país, que catapulta a economia algarvia. Mais de 40% dos seus visitantes são estrangeiros, com destaque para o público espanhol, inglês, holandês e francês. Para 39% desses visitantes, o MED constitui o principal motivo da sua passagem pelo Algarve no final do mês de junho, um cenário que contribui para a notoriedade do festival e a consolidação da sua marca.
Por outro lado, o impacto na economia local é significativo, registando-se um aumento de 50% a 80% na taxa de ocupação da hotelaria ou um incremento na ordem dos 50% em termos das vendas da restauração.
“Enquadrado na programação cultural de uma região virada para o turismo, o evento tem contribuído fortemente para atrair mais visitantes, dando a conhecer o seu palco natural, o casco histórico da cidade de Loulé onde se encontram ícones do património louletano como o Castelo de origem árabe ou os Banhos Islâmicos”, sublinha a autarquia de Loulé.