Festival de balonismo em Terras do Baixo Sabor a partir de dia 26

“Sabor & Vilariça Balloon Fest” é o nome da primeira edição do festival de balonismo que se realiza de 26 a 30 de abril nos municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Vila Flor e que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Os amantes de balões quentes e de aventura vão poder participar de várias iniciativas ao longo de cinco dias. Esta experiência é gratuita, mas carece de reserva, através do website oficial: https://www.saborvilarica-balloonfest.com/.
A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) e o Turismo do Porto e Norte acreditam no potencial de atração do “Sabor & Vilariça Balloon Fest”, que além das atividades balonísticas, dá oportunidade de mostrar o que de melhor aqueles concelhos têm para a dinamização do turismo em segmentos como a natureza, gastronomia, património, saúde e bem-estar.
Uma oportunidade para alavancar um ativo turístico de grande potencial, que os responsáveis locais acreditam ainda ter muito por explorar, mas com condições para se afirmar como referência turística do Nordeste Transmontano a médio prazo.
Para Eduardo Tavares, presidente da AMBS, a sua ambição é “fundar na região um novo produto turístico, aproveitando as condições naturais únicas que as terras do Sabor e do Vale da Vilariça proporcionam para a prática desta modalidade”.
Inserido na Bio Região Lagos do Sabor, este é um festival que pretende “divulgar e reforçar a imagem de Trás-os-Montes como um destino turístico único, que vem complementar outras dinâmicas do território e que é um bom exemplo de parceria e partilha dentro da nossa região. Este festival é Trás-os-Montes, Douro, Vilariça e Lagos do Sabor no seu melhor”, remata o mesmo responsável.
Também Pedro Lima, presidente da Câmara Municipal de Vila Flor este é “um evento ímpar”, acreditando que “os voos turísticos em balão de ar quente darão um contributo para o desenvolvimento turístico de toda a região e serão um fator preponderante para impulsionar a dinâmica social, cultural e económica”.
A autarquia de Mogadouro, presidida por António Pimentel, há muito que sinalizou os Lagos do Sabor como um recurso estratégico para a criação de novos focos de atratividade territorial: “O nosso concelho tem a sorte de acolher dezenas de quilómetros desta albufeira, incluindo a famosa ‘Serpente do Medal’, que é um dos locais mais fotografados do Nordeste e uma das principais imagens de marca do grande produto turístico e cultural que são os Lagos do Sabor”.
Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, espera que o “Sabor & Vilariça Balloon Fest” seja “um marco para dar a conhecer a um vasto público este território tão rico do ponto de vista natural”.