Festival da Sardinha 2022 é evento gastronómico sustentável
Verdadeira marca do verão em Portimão, o Festival da Sardinha, que se realiza na zona ribeirinha entre os dias 3 e 7 de agosto traz promete ser um evento responsável e sustentável. Destaque para o ‘copo oficial’ do Festival, em material ecológico.
Fruto de um compromisso estabelecido entre a Câmara de Portimão e a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, a edição deste ano do Festival da Sardinha vai ser sinónimo de escolhas responsáveis destinadas a reduzir os impactos ambientais.
Por ali, a recolha dos resíduos orgânicos, que serão transformados em fertilizante natural, e a separação seletiva dos resíduos de plástico e papel para reciclagem vão ser uma realidade.
Entre as medidas adotadas merece destaque a implementação do copo oficial do Festival, em material ecológico, que pode ser adquirido nos expositores da zona agroalimentar, nas tasquinhas e nos bares ao preço de 1,00€. Serão também usados pratos e talheres em materiais sustentáveis, sendo ainda colocados, ao longo do recinto, vários ecopontos e sinalética de sensibilização, e promovidas e divulgadas iniciativas de caráter ambiental.
Além disso serão realizadas ações de formação e sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários que vão colaborar na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação do lixo.
No âmbito da atual campanha de sensibilização para a recolha seletiva de resíduos orgânicos, sob o mote “Está na hora!” e integrada no movimento “Portimão Valoriza”, a EMARP terá um ‘stand’ no Festival, para esclarecimento dos munícipes.
Toda a informação referente ao Festival da Sardinha 2022 pode ser consultada no site oficial do evento, em: www.festivaldasardinha.pt.


