Feriados e “pontes” em 2023 vão ajudar a dinamizar o turismo interno

Mesmo que alguns dos feriados nacionais no próximo ano sejam em comemorados num dia de fim-de-semana, certo é que em 2023 haverá possibilidade de fazer vários fins-de-semana prolongados e até algumas “pontes”. O turismo, claro, agradece.
Antes e depois das “férias grandes”, normalmente no verão, os portugueses gostam de olhar para o calendário e perceber que podem ter alguns períodos de descanso que sejam mais do que um mero fim-de-semana, aproveitando para fazer algumas “escapadinhas”. Os fins-de-semana prolongados e, principalmente, as “pontes” são uma boa oportunidade para o fazerem. Os portugueses descansam e relaxam, vão em busca de outras paragens e os hotéis – e não só – ganham com este impulso que é dado pelo turismo interno. Por isso, o melhor é, desde já, preparar corpo e espírito para estas possibilidades de descanso, enquanto os agentes turísticos podem ir “desenhando” ofertas para estes períodos.
Olhando para o calendário de 2023, apercebemo-nos que o ano vai contar com 13 feriados nacionais entre civis e religiosos, a que soma um que é facultativo, o Carnaval. Depois há ainda os feriados dos santos populares que, não sendo nacionais, assumem sempre importância, pelas amplas regiões que cobrem.
Começando pelo mês de janeiro, o que podemos dizer é que o ano não começa da melhor forma em matéria de feriados já que o primeiro dia do ano, o feriado de Ano Novo calha a um domingo. E quanto a Janeiro estamos “conversados”.
Fevereiro pode ser um mês sem feriados ou não, já que a terça feira de Carnaval é feriado facultativo e tudo defenderá da “boa vontade” do governo ou da empresa em que cada um trabalhe. Para quem tiver feriado pode tirar o dia de segunda feira e fica com um fim de semana prolongado, ou melhor, uma “ponte” com quatro dias de folga, de 18 a 21 de fevereiro, o que dá para fazer uma “escapadinha” e ir “brincar” ao carnaval. Mas não será para todos.
Logo a seguir, março também é mês sem feriado, valendo o mês de abril em que haverá vários, a começar pelo fim de semana prolongado da Páscoa, com a sexta feira Santa a 7 de abril e o Domingo de Páscoa no dia 9. Melhor será o 25 de abril que em 2023 calha a uma terça feira, dando a hipótese de fazer uma “ponte” e partir para uma “escapadinha”, que o primeiro trimestre já passou e para a grande maior dos portugueses terá sido passado a trabalhar.
Maio, já se sabe, é mês que se inicia com o feriado do Dia do Trabalhador e, desta feira, dará direito a fim de semana prolongado, já que será a um segunda feira.
O mês de junho costuma ser muito bom em matéria de feriados mas em 2023 uns terão mais sorte do que outros porque o Dia de Portugal, que se celebra a 10 de junho, será a um sábado. A vantagem é que o feriado do Corpo de Deus vai celebrar-se a 8 de junho, uma quinta feira, e muitos aproveitarão para fazer uma “ponte”.
Melhor ainda para os lisboetas e outros que trabalhem numa zona que celebre o Santo António, porque 13 de junho é uma terça feira. Então para estes, tirar dois dias de férias (sexta e segunda) significa conseguir uma miniférias de seis dias, o que não é nada mau.
Menos sorte terão os que celebram o São João, porque este “santinho” vem num sábado. Já o São Pedro será celebrado numa quinta feira.
Depois de tantas possibilidades em junho, o mês de julho não trará nem um feriado para amostra e agosto terá o de sempre, Dia da Assunção de Nossa Senhora, que se celebra a 15 de agosto e que, no próximo ano, poderá dar uma “ponte” já que calha a uma terça feira.
De setembro ninguém gosta porque feriados não há e para a maioria as férias já estão gozadas. Melhor será outubro, com o dia da Implantação da República, dia 5 de outubro, a celebrar-se a uma terça feira, o que dará para fazer “ponte”. Já em novembro só poerá contar-se com um feriado, o de dia 1, que só servirá para descansar a meio da semana já que calha a uma quarta feira.
Bem melhor será o mês de dezembro que será muito mais “simpático” que este ano já que feriados serão os mesmos de sempre, três, mas todos poderão ser gozados, sempre em fins de semana prolongados já que os dias 1 e 8 serão a uma sexta feira e o dia de Natal a uma segunda feira.
Tudo somado, em matéria de feriados que permitem fins de semana prolongados, “pontes” ou miniférias, o ano de 2023 será melhor que este, embora já tenha havido melhores. Mas claro que os feriados regionais, com os quais não contámos, poderão ainda alterar este panorama e fazer de 2023 um ano que impulsione ainda mais o turismo interno com as possibilidades de pausas no trabalho.