Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro com “pontapé de saída” no Algarve

A Feira de Emprego do Turismo, a maior feira de emprego no setor do Turismo em Portugal, organizada pela Bolsa de Empregabilidade, volta a percorrer Portugal Continental e a primeira paragem é no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, a 7 de fevereiro.
Mais de 125 empresas do setor apresentarão milhares de propostas, que pretendem preencher vagas para um setor que representa quase 20% do PIB nacional, com mais de um milhão de empregos diretos e indiretos.
No Algarve, o evento contará com os nomes, desde já confirmados, de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e João Silva Santos, CEO da merytu, entre outros convidados de renome.
No dia 13 de fevereiro, a iniciativa chega à Arena D’Évora para apresentar as melhores ofertas de emprego para Hotelaria, Restauração, Cozinha/Pastelaria, Operadores Turísticos, Cruzeiros, Agências de Viagem, Animação Turística, Housekeeping e Recursos Humanos. Estas áreas são transversais às necessidades de colaboradores especializados, de norte a sul e ilhas.
Ainda em fevereiro, no dia 25, o Convento São Francisco, em Coimbra, recebe a Feira de Emprego do Turismo, fechando, assim, o ciclo de eventos agendados para este mês. Em março, será o momento de o evento ir até às cidades mais densamente povoadas. Em Lisboa no dia 14 (iniciativa que irá decorrer na Sala Tejo do MEO Arena), enquanto o Porto encerra o périplo de visitas, no dia 26 de março, no Palácio da Bolsa.
Entre as empresas inscritas, de multinacionais a negócios regionais, estão a Emirates, Highgate, Burger King, Vila Galé, Zoomarine, Minor ou Mystic Invest Holding. Mas, num mercado tão dinâmico, não poderiam faltar largas dezenas de PME’s, que se propõe a dar ainda maior dimensão e relevância ao setor.
Na edição de 2025, a Bolsa de Empregabilidade volta a promover duas ações que no ano transato tiveram grande adesão junto dos participantes: as Mentor Hours, sessões de mentoria com pequenos grupos, as quais se realizam no palco principal, e que terão como objetivo oferecer orientação personalizada a candidatos que procuram progredir nas suas carreiras no setor do turismo. Também as Speed Interviews, que visam criar um momento com empresas participantes e os candidatos qualificados, pré-selecionados pela equipa da Feira de Emprego do Turismo. Numa dinâmica onde todos possam ter uma conversa de 3 a 5 minutos com as entidades presentes.
Em todos os eventos, no período da manhã será dada especial atenção aos alunos do ensino secundário, profissional e universitário (entre as 10h00 e as 13h00), enquanto o período da tarde (das 14h00 às 17h30) será dedicado ao público em geral.