“Fazer o suficiente para nós não é suficiente” foi a filosofia passada na Abreu Summit, segundo Pedro Quintela

À margem da Abreu Summit, no passado sábado, Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu, em conversa com jornalistas do trade, fez um balanço positivo do ano 2024 e traçou perspetivas para 2025, que antecipa positivo, embora entenda que não se consegue crescer sempre ao mesmo nível.
Classificando o ano de 2024 como “positivo”, o diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu salientou, ainda assim, que “o ano de 23 foi mais positivo, em termos de crescimento, comparando com 2022 do que foi 2024 comparado com 23. Sublinhando que “claramente, estamos a falar de um ano positivo”, Pedro Quintela assumiu que “a nossa ambição é sempre de ter anos de 23”, muito embora esse ano seja comparado com o anterior que “não foi sequer ainda um ano normal” e que os crescimentos não podem manter-se ao mesmo ritmo. Por isso mesmo afirma que embora o objetivo resida sempre no crescimento, de ano para ano, “se [em 2025] tivermos o mesmo ano que em 2024, não vamos ficar tristes, mas queremos um ano melhor, queremos sempre anos melhores”.
Ao nível dos produtos, em 2024 “os destinos de tour operação com charters funcionaram bem”: “Cabo Verde continuou a ser um ótimo destino”, tal como “a Tunísia funcionou muito bem”. Já “Marrocos foi funcionando bem”, embora “não tão bem quanto os outros destinos”. Saindo dos destinos que a Abreu opera, “as Caraíbas continuaram a ser um best-seller”, tal como as Ilhas espanholas.
Um dos destinos que continua a ser muito forte, principalmente no Verão, é Porto Santo, que voltou a ter um comportamento “ótimo” em 2024, considerou, frisando que “o destino Portugal continua a ser o número 1 de vendas para a Abreu”.
Relativamente a tendências do mercado, Pedro Quintela referiu que “ainda em 2024, nas grandes viagens, fomos sentindo algumas tendências marcantes”, caso do Japão que “esteve muito forte e em 2025 continua a ter muita procura” e também as Maldivas “continuam a ter um movimento interessante”, principalmente no Abreuonline.
Vendas antecipadas para o verão estão muito bem para a agência Abreu
Relativamente aos destinos de tour operação, destacou que a Abreu fez “um reforço” em destinos como a Tunísia “e começamos a ter vendas”, até porque as vendas estão a ser programadas com antecipação. “Uma das coisas que sentimos este ano para todos os destinos foi que em outubro, novembro e dezembro já se vendeu mais verão de 2025 do que se tinha vendido nos mesmos meses de 2023 para 2024”, ou seja, “as vendas começaram a voltar a um regime de alguma antecipação”.
O que se nota também, segundo disse, é que os clientes estão mais exigente e mais informado: “o cliente, depois da pandemia, elevou o nível de exigência e continuou com esse nível de exigência (…) e vai estando mais informado do que estava antes”, sendo que antes de entrar numa agência, “muitas vezes já se informou com amigos, já fez pesquisa, mas ainda assim nós temos que surpreender a encontrar coisas diferentes que possamos acrescentar”. Isso acontece muito ao nível das grandes viagens e até nos próprios circuitos. “Muitos clientes que nós temos fazem vários circuitos connosco ao longo de vários anos porque vão experimentando num local diferente, num ano diferente, e nós temos sentido que isso tem vindo a acontecer, ou seja, a exigência está aí”, considerou Pedro Quintela.
Inquirido sobre as mensagens que foram passadas durante a Abreu Summit, o diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu, disse que todas elas estiveram em linha com os próprios conceitos e filosofia da empresa: “muito da mensagem que fomos passando às pessoas ao longo destes dias foi que fazer o suficiente para nós não é suficiente – nós temos de fazer no mínimo sempre bom”, defendeu, sublinhando ter sido por isso que “a empresa durou 185 anos”, continuando a ser, no entanto, uma empresa com espírito jovem, que está sempre a inovar.
“(…) Abreu Experience, uma nova área que vai aproveitar todos os contactos que vêm através das redes sociais para fazer videochamadas com os clientes, transformando-os em propostas ou vendas”
“Estamos numa empresa que é a mais antiga do mundo no setor das viagens e temos um legado que nos deixaram os nossos ex-colegas que aqui estiveram que nós temos que perpetuar”, daí o próprio cartaz de boas-vindas da entrada para o Abreu Summit ter o claim “Bem-vindo ao início dos próximos 185 anos”.
E para Pedro Quintela, inovar é sempre possível, seja ao nível da construção do produto, como na forma como se comunica a marca e o próprio produto, e na forma como se aborda e atende o cliente. É aqui que se enquadra a Abreu Experience, uma nova área que vai aproveitar todos os contactos que vêm através das redes sociais para fazer videochamadas com os clientes, transformando-os em propostas ou vendas. “Se forem às nossas redes sociais ou Instagram, sempre que aparece um post aspiracional, diz “se quiser saber mais sobre este destino, entre aqui, ao entrar, vai parar um formulário que é respondido pelo cliente e nós fazemos uma videochamada para começar a preparar uma proposta”, explicou.