Faturação dos negócios em Fátima aumentou 32% nas celebrações do 13 de maio
Os gastos dos peregrinos durante as celebrações do 13 de maio contribuíram para o aumento de 32,3% da faturação dos negócios em Fátima, face a igual período de 2024, segundo o mais recente REDUNIQ Insights. Quase 65% da faturação deveu-se a clientes nacionais, com impacto, sobretudo, na hotelaria e atividades turísticas.
Segundo a avaliação efetuada, a faturação registada pelos negócios de Fátima por via de pagamentos por cartão nos 12 e 13 de maio (segunda e terça-feira) aumentou, no total, 32.3% face aos mesmos dias de 2024, tendo o crescimento sido mais expressivo no dia 13 de maio, com um aumento homólogo de 38.8% (enquanto no dia anterior a subida homóloga foi de 26.1%).
A maior contribuição para o aumento do volume de negócios foi dada pelos consumidores nacionais, que representaram 64.5% da faturação total, pertencendo os restantes 35.5% a cartões de origem estrangeira.
Outro dos indicadores que também obteve uma evolução positiva foi o ticket médio, isto é, o valor médio gasto em cada compra. Nestes dois dias (12 e 13 de maio), os consumidores gastaram em Fátima uma média de 37.35€, um valor 11% superior ao registado em 2024, com o ticket médio nacional a ter ficado nos 33.61€, e o estrangeiro a ascender a 46.83€.
As regiões do país que mais peregrinos levaram a Fátima nos dias 12 e 13 de maio foram os distritos do Porto (20,2% do total), Lisboa (19,7%), Santarém (17,2%), Setúbal (7,3%) e Braga (6,3%). Comparando com o ano anterior, os distritos que apresentaram maior variação no número de cartões utilizados para efetuar pagamentos foram Beja (mais 95,4%), Açores (mais 75%), Viseu (mais 63,6%), Madeira (mais 35,1%) e Castelo Branco (mais 34,5%).
Do lado dos consumidores estrangeiros, o top de nacionalidades com maior peso para os negócios de Fátima nos dois dias de celebração foram a Irlanda com 15,3% (9,4% em 2024), os EUA com 12,5% (15,1% em 2024), o Brasil com 12,3% (12,6% em 2024), França com 12,2% (15,0% em 2024) e Espanha com 7,6% (9,2% em 2024).
O estudo revela ainda que nos dois dias analisados, Fátima recebeu peregrinos de 75 países diferentes (em 2024 foram 72), tendo sido registadas 14 nacionalidades novas.
Por fim, o REDUNIQ Insights analisou ainda o impacto das celebrações por setor. No caso do consumo nacional, o setor mais impactado foi o da hotelaria e atividades turísticas, que viu crescer a sua faturação em 100.8% face a 2024. Já os consumidores estrangeiros impulsionaram este mesmo setor em 60.7%.


