Faturação do Grupo PortoBay em 2023 deve ficar até 10% acima de 2022
Com uma faturação de 104 milhões de euros em 2022, mais 18% do que em 2019, o Grupo PortoBay atingiu o objetivo a que se propunha, com o presidente do Grupo, António Trindade a sublinhar a importância da tour operação para estes resultados. Para 2023, o Grupo perspetiva um aumento entre cinco a 10% nas receitas face ao ano passado.
Com 15 unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas, 12 em Portugal (7 na ilha da Madeira, 1 no Algarve, 2 em Lisboa e 2 no Porto) e três no Brasil (Rio de Janeiro, Búzios e São Paulo) com um total de 1680, o Grupo PortoBay Hotels & Resorts terminou o ano de 2022 com cerca de um milhão de dormidas e uma ocupação média de 83%, afirmou António Trindade, presidente do Grupo PortoBay, em conferência e imprensa na BTL.
O ano de 2022 “foi efetivamente um ano de viragem – não o ano por inteiro mas os últimos três trimestres porque o primeiro trimestre ainda sofreu os reflexos dos anos da pandemia” na maioria dos destinos onde o grupo opera, embora na dianteira da recuperação tivessem ficado a Madeira e o Algarve, com Lisboa e Porto a acompanharem de perto. Já no Brasil “a retoma do mercado internacional foi mais lenta, mas compensada por uma forte reação do mercado doméstico.”, sublinhou António Trindade.
Indicador importante, o volume de negócios do conjunto das unidades do Grupo, ascendeu a “104 M€, representando um crescimento de 18% face a 2019”, anunciou o presidente da PortoBay, frisando que “conseguimos os nossos objetivos que eram de conseguir ultrapassar os 100 milhões de euros de faturação”.
Para 2023, o Grupo PortoBay perspetiva aumentar as receitas entre 5 e 10%, “tendo sobretudo em consideração que este aumento se deve à excelente performance obtida no primeiro trimestre deste ano”, uma vez que “na atual conjuntura, conseguir igualar os resultados do verão passado será um desafio” porque “os resultados já foram excelentes”.
Tour operação continua a ser fundamental para a PortoBay
Se bem que os canais de distribuição direta tenham tido “um contributo importante” para os resultados de 2022, António Trindade não deixou de acentuar a importância dos canais de distribuição mais tradicionais, como a tour operação.
“Fala-se muito que o mundo munda, as relações mudam, o conceito de negócio muda, vamos todos chegar ao cliente direto mas nós temos consciência que, numa lógica de desenvolvimento, tem que se fazer uma boa análise de segmentação de mercado”, disse, sublinhando que “é preciso ter a noção de que parceiros como a operação turística, como os transportadores, como são os primeiros canais de distribuição, têm de merecer um cuidado de relacionamento grande da nossa parte”.
“Temos o nosso grande objetivo de consolidar a nossa relação direta com os clientes mas sem nunca desmerecer estes parceiros que são os grandes consolidadores de mercado”, disse António Trindade, deixando claro que o Grupo PortoBay “tem investido em sistemas que potenciem a melhor relação de fidelização com a operação turística, os operadores online, os transportadores e a pequena distribuição”.
Compromisso com a sustentabilidade
Em 2022, o investimento do Grupo PortoBay em sustentabilidade representou cerca de 2% do total da faturação sendo que nos últimos três anos, alocámos quatro milhões de euros a esta área, resultando na redução de cerca de 15% da pegada carbónica, em linha com os objetivos enunciados no Acordo de Paris. Nesta fase, o esforço foi especialmente orientado para a poupança energética (painéis fotovoltaicos, novos equipamentos de ar condicionado e otimização do sistema de gestão técnica centralizada).
No que se refere à área da sustentabilidade social, o Grupo apostou na Formação e Desenvolvimento, criando um departamento próprio, e promoveu a extensão de benefícios extrassalariais. Aos já existentes benefícios de Seguro de Saúde, Bolsas de Estudo e Prémio de Excelência para as equipas, o Grupo acrescentou os passes sociais gratuitos, a possibilidade de aderir a Fundo de Pensões e ofereceu, a todos os trabalhadores do Grupo, um Prémio Resiliência no valor de 350€. Nestes benefícios investiu 1,3 M€, duplicando o investimento de 2019.


