Faturação de 64M€ em 2024: AP Hotels & Resorts espera crescimento “expressivo” em 2025

A AP Hotels & Resorts faturou 64 milhões de euros em 2024, ano considerado “extraordinário” por Emanuel Freitas, diretor-geral do Grupo que espera para 2025 um crescimento “expressivo”, na ordem dos “dois dígitos”.
Em declarações à imprensa no primeiro dia da BTL, Emanuel Freitas, diretor-geral da AP Hotels & Resorts, considerou “interessante” a faturação alcançada em 2024 pelo conjunto das nove unidades hoteleiras do grupo. Os 64 milhões d euros alcançados refletem um aumento a “dois dígitos” face a 2023, afirmou, sem no entanto adiantar números precisos. O mesmo relativamente a 2025, ano em que o grupo espera voltar a ter um “crescimento expressivo”, novamente da ordem dos “dois dígitos”.
Mesmo sem adiantar números, Emanuel Freitas revelou que o crescimento da faturação verificado o ano passado teve por base o aumento do preço médio: “o crescimento deveu-se, sobretudo, ao aumento do ADR”, afirmou.
O que também tem crescido é o cliente direto que, no momento, representa já 25% das reservas do grupo, o que em parte está relacionado com a adesão ao programa de fidelização do grupo.
Entre os nove hotéis do grupo, a melhor performance pertenceu ao AP Adriana Beach Resort, a unidade de maior dimensão (438 quartos) que, ao contrário do que acontecia há alguns anos, agora praticamente não fecha durante a época baixa: “No ano passado fechou no final da terceira semana de novembro e este ano abrimos no dia 30 de Janeiro”, disse Emanuel Freitas, acrescentando que o período de encerramento é aproveitado para manutenções e remodelações: o ano passado fizemos um aquasplash novo, uma área de brinquedos para crianças e um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas que foi totalmente remodelado”.
Este ano, o grupo vai continuar a investir em renovações, caso do AP Lago Montargil Conference & Spa, muito ligado às atividades náuticas, onde irão ser construídos mais 19 quartos que “devem estar prontos em meados de maio para termos essas unidades disponíveis para venda no verão”.
Já para o AP Eva Senses, em Faro, está prevista uma nova área de spa até junho, bem como o aumento do número de quartos.
Prestes a terminar está o processo de requalificação do antigo aparthotel de 3 estrelas Sinerama, em Sines, para hotel de 4 estrelas com 136 quartos, ao invés dos anteriores 105 apartamentos. “Faltam exatamente 15 dias para terminar as duas piscinas, uma interior e outra exterior. Foi completamente remodelado, agora tem spa, piscina interior e exterior, os quartos foram todos refeitos e algumas suítes também”, explicou o responsável, acrescentando que o lobby, o restaurante e o bar, estão agora completamente diferentes.