Falta de recursos humanos põe em risco qualidade do serviço, alerta Luís Pedro Martins
O presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) admitiu esta segunda feira que a falta de recursos humanos na região pode colocar em “perigo” a qualidade do serviço a que a região habituou os turistas.
Em entrevista à Lusa, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, fez notar que “a questão [da falta] de recursos humanos pode colocar em perigo a qualidade de serviço a que nós habituámos os turistas e que nos levou a grandes números até 2019”, acrescentando que se tal acontecer, os reflexos negativos irão sentir-se já em 2023.
Sublinhando que a questão da falta de recursos humanos no turismo abrange todo o país e “não é fácil resolver”, Luís Pedro Martins reconheceu que houve trabalhadores que não quiseram “arriscar” regressar ao setor turístico, depois de o abandonarem durante a pandemia, além de que muitos outros saíram mesmo do país.
“Agora o país tem de tentar resolver o problema e todos sabemos que a solução passa também por captar recursos fora de Portugal”, defendeu, alertando que a melhor estratégia será “captar recursos com formação” ou então garantir essa formação em Portugal, uma vez que “o que não poderá mesmo acontecer é que a qualidade desses recursos humanos ponham em causa a qualidade de serviços que oferecemos aos nossos turistas”.