Faleceu Elidérico Viegas fundador e antigo presidente da AHETA
Fundador da Associação dos Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), entidade a que presidiu durante 26 anos, Elidérico Viegas faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 74 anos de idade. AHETA e Turismo do Algarve já enviaram notas de pesar.
Ligado ao turismo desde 1966, Elidérico Viegas foi sempre uma voz acutilante, por vezes controversa, mas incontornável do turismo, principalmente do turismo algarvio, para o desenvolvimento do qual muito contribuiu e no qual deixou um amplo legado.
A notícia do seu falecimento foi dada pela AHETA numa nota em que manifesta o seu pesar pelo desaparecimento do seu fundador: “A AHETA e os seus Associados manifestam o profundo pesar pelo falecimento do fundador e presidente da AHETA durante 26 anos, Elidérico Viegas”, lê-se na nota difundida.
No texto, que está publicado no site oficial da entidade, e em que a associação e os seus associados expressam condolências à família e amigos, pode também ler-se que “o seu legado e dedicação à nossa associação e à comunidade são imensuráveis e serão lembrados com carinho e gratidão por todos nós”.
Também o Turismo do Algarve emitiu uma nota em que “lamenta profundamente o falecimento de Elidérico Viegas, antigo presidente da Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve” e afirma que “a sua visão, dedicação e trabalho incansável deixa um legado que perdurará por muitos anos”.
“Empresário, dirigente e fundador de várias associações empresariais, nacionais e regionais, Elidérico Viegas foi uma personalidade que esteve ligada ao Turismo desde 1966. Ao longo da sua vida, dedicou-se ao desenvolvimento e à promoção desta atividade, contribuindo de forma decisiva para o crescimento e projeção do Algarve enquanto um dos destinos turísticos mais importantes de Portugal”, lembra o Turismo do Algarve.
Recorde-se que, em março de 2021, Elidérico Viegas pediu a exoneração do cargo de presidente da AHETA alegando “falta de solidariedade institucional” da restante direção, após uma polémica entrevista em que contestou a veracidade de alguns prémios turísticos, nomeadamente, a atribuição, ao Algarve, do prémio de “Principal Turismo de Praia da Europa”.
Ainda assim, em janeiro de 2022 entra na corrida à presidência da AHETA tendo, no entanto, perdido as eleições para o atual presidente, Helder Martins.
O funeral de Elidérico Viegas realiza-se esta sexta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 10h00, na Igreja de São Luís, em Faro.
O Turisver endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Elidérico Viegas.
Foto retirada da página de Facebook de Elidérico Viegas