Exportações de viagens e turismo sobem 8,9% e importações 6,9% em setembro

O indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos para o mês de setembro, publicado no dia 30 de outubro pelo Banco de Portugal, dá conta de um aumento de 8.9% nas exportações e de um crescimento de 6,9% nas importações.
Face ao mês de setembro do ano passado, as despesas efetuadas pelos turistas estrangeiros em Portugal registaram um aumento de 8,9% (após uma variação de 4,3% em agosto), enquanto os gastos efetuados pelos turistas portugueses noutros países subiram 6,9% (após uma variação de 8,4% em agosto), indica o Banco de Portugal.
Tendo em conta estes resultados preliminares, o banco central sublinha ter-se verificado “uma aceleração nas exportações de viagens em turismo em setembro, mas uma desaceleração nas importações”.
O Banco de Portugal explica que as séries apresentadas são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).
A informação, explica ainda o Banco Central, baseia-se “num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.
Recorde-se que a 18 de outubro, os dados publicados pelo Banco de Portugal davam conta de que no acumulado dos primeiros oito meses deste ano as despesas dos turistas estrangeiros em Portugal, ascendiam já a 19,1 mil milhões de euros, valor que se compara com os 17,5 mil milhões registados no mesmo período de 2023.
Imagem: Designed by Freepik