Explora II esteve em Lisboa e mostrou o seu luxo elegante que vai da decoração à sofisticação do serviço

No dia 12 de outubro, cerca de um mês após a cerimónia oficial de nomeação que teve lugar em Civitavecchia, Itália, a 15 de setembro, o Explora II, navio da Explora Journeys, marca de cruzeiros de luxo do Grupo MSC, fez a sua escala inaugural em Lisboa. A primeira escala de um navio da Explora Journeys em Portugal teve direito a cerimónia oficial e o navio foi visitado por dezenas de agentes de viagens.
Construído nos estaleiros Ficantieri, perto de Génova, onde foi entregue à companhia no dia 12 de setembro, o Explora II, segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, fez escala no porto de Lisboa no sábado, 12 de outubro, onde foi visitado por cerca de meia centena de convidados, entidades oficiais, jornalistas e agentes de viagens.
Recorde-se que a marca Explora Journeys nasceu para redefinir a experiência marítima para uma nova geração de viajantes de luxo mais exigentes. A aspiração da marca é criar um ‘Ocean State of Mind’ único, ligando os hóspedes com o mar, consigo mesmos e com outras pessoas com interesses semelhantes, pelo que os itinerários dos seus navios misturam destinos renomados com portos menos visitados.
Com perto de 64.000 toneladas brutas, 150 metros de comprimento, 38 metros de largura e 156 metros de altura, o navio tem capacidade para acolher cerca de mil passageiros, distribuídos por 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar e oferece seis restaurantes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar – tudo envolto numa decoração que poderíamos denominar de “silent luxury”.


Na apresentação feita a bordo do Explora II, Pedro Vasco, diretor comercial da MSC Cruzeiros Portugal, reforçou o conceito ‘Ocean State of Mind’, que está na base da Explora Journeys, explicando, a propósito, que “o oceano permite-nos conectar-nos connosco mesmos, com as pessoas e com os lugares ao nosso redor, relaxando e criando experiências e sensações únicas”.
Um dos pilares em que assenta a identidade da marca é o espaço disponível para os passageiros, que se distingue nas áreas públicas e nos restaurantes e bares, que são notoriamente mais “desafogados” do que o habitual neste segmento, mas também está bem patente nas suites que foram visitadas, muito maiores do que o habitual, o mesmo acontecendo com as casas de banho.
Suites, como referimos, são 461, todas com vista mar e varanda privativa, e apesar de se dividirem em várias categorias, são denominadas ‘Homes at Sea’ e foram “desenhados para criar uma sensação de conforto do lar, para que os hóspedes se possam sentir em casa”, explicou o diretor comercial da MSC Portugal.
A categoria mais “simples” é a Ocean Terrace (371 no total), que engloba suites com 35m2, sendo, por isso, “as maiores dentro do que é a categoria do segmento de luxo”, informou Pedro Vasco. As Ocean Penthouses (67 no total) variam entre os 43 e os 68 m2, enquanto as Ocean Residences, podem ir até 149 m2, sendo por isso “autênticas casas”. Por último, a Owner’s Residence, que é apenas uma e ostenta uma área de 280 m2.
Mas se ao nível do alojamento já fica bem patente o tipo de oferta de luxo dos navios da Explora Journeys, há outros aspetos que elevam ainda mais o tipo de experiência que o hóspede pode ter e um deles reside na oferta gastronómica que é “um dos pilares da empresa”, reforçou o diretor comercial.
Restaurantes e bares onde o serviço e a qualidade imperam, e atividades em contacto com o mar
A bordo, os hóspedes vão encontrar seis restaurantes, a começar pelo Emporium Marketplace, um “all day dining restaurant”. Este é um restaurante sobre o qual, pela sua disposição, à primeira vista se poderia classificar simplesmente como “buffet”, mas seria um grande erro. O restaurante é constituída por várias áreas onde, desde bancada do sushi à das saladas, da bancada dos queijos e carnes frias à das pizas acabadinhas de fazer, da bancada dos mariscos e frutos do mar à das massas e risotos e à das sobremesas, estão cerca de dezoito funcionários e cozinheiros que servem o cliente fazendo o empratamento ao gosto de cada um, sem que o hóspede tenha que se servir.
O destaque no Explora II no entanto, vai para o Anthology, um restaurante italiano de “fine dining”, por onde vai rodando, por temporadas, um chefe sempre com estrela Michelin, para que os menus possam inovar e proporcionar experiências, de facto, únicas.
Somam-se 12 bares e lounges, sendo que ao nível dos bares, o destaque vai para o Malt Whisky Bar, onde podem ser experimentadas algumas das marcas mais raras que existem no mundo.
Atividades a bordo são várias e abrangem eventos diversos, como DJ Sets, experiências como a que transporta os hóspedes até um clube de jazz parisiense ou rituais que permitem relaxar no dia a dia a bordo.
Somam-se experiências únicas ao ar livre, sempre inspiradas no mar. A bordo, há 3 piscinas exteriores climatizadas, incluindo uma infinity pool, uma piscina interior com cobertura retrátil, que é uma das maiores do segmento, com 64 cabanas e múltiplos jacuzzis interiores e exteriores. De destacar que esta piscina interior com teto retráctil que pode transformar-se em piscina exterior.
Outro dos ex-libris do Explora II é a área do Spa. São mais de 1.000 m2no total, com mais de 700 m2de áreas de bem-estar, para diversos tipos de tratamentos, com a restante área a ser ocupada pelo “fitness”, dotada de equipamentos de última geração.
A pensar nas famílias, e para além de suites comunicantes, o Explora II conta com uma área dedicada aos mais jovens, o Nautilus Club.
Navios da Explora Journeys navegam a “ritmo mais lento” e vão a portos menos conhecidos onde os grandes navios não vão
Nos navios da Explora Journeys, que são atualmente dois, “todas as viagens incluem experiências gastronómicas sofisticadas, bebidas ilimitadas, um serviço exclusivo e intuitivo, programas de bem-estar, wi-fi gratuito e todas as taxas incluídas”. Importante é também o rácio de 1,25 tripulantes para cada hóspede, caso o navio esteja cheio, quando não está a 100% com toda a ocupação tripla e quadrupla, o rácio, na maioria das viagens é de 1 para 1, o que permite que o cliente tenha, um serviço excecional durante a sua estadia a bordo, sublinhou Pedro Vasco.
Para que os hóspedes possam usufruir de uma experiência mais envolvente e relaxante, os navios da marca de luxo optam por “navegar num ritmo mais lento”, e combinar, nos seus itinerários, destinos pouco conhecidos com alguns dos mais desejados emblemáticos destinos. Também por isso, os itinerários incluem vários overnights em diversos portos.
Na temporada 2024-2025, o maior foco, em termos de itinerários, incide no Mediterrâneo. A propósito, o diretor comercial da MSC Portugal destacou 3 itinerários com embarques em Barcelona e Atenas, sendo um deles na Semana Santa do próximo ano, sendo por isso mais apetecíveis para o mercado português.
Em 2025, o Explora II vai estar atracado no Mónaco, em Monte Carlo, para proporcionar uma experiência de 6 dias / 5 noites para os clientes que queiram desfrutar deste navio enquanto hotel e assistir às diferentes fases do grande prémio, que é o próprio paddock da Fórmula 1. Para além disso poderão fazer itinerários de 14 dias, 13 dias a partir de Barcelona e ficando esses dias atracados no Mónaco.