Explora I recebeu agentes de viagens na sua escala inaugural em Lisboa. Navio ruma agora ao Mediterrâneo

Depois de ter passado por São Miguel, nos Açores, na passada sexta-feira, para o Evento de Escala Inaugural, o navio Explora I, da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, esteve esta segunda-feira, 14 de abril, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, onde recebeu 26 convidados a bordo, entre autoridades, agentes de viagens e imprensa.
Aquele que é o primeiro de seis navios projetados da Explora Journeys até 2028, num investimento total de 2,5 mil milhões de euros por parte da companhia, passou pela capital portuguesa para a habitual troca de placas entre as diversas autoridades e o capitão do Explora I, Diego Michelozzi, que teve lugar no Astern Lounge.



Após o Evento de Escala Inaugural seguiu-se uma pequena apresentação do navio, por parte de Silvia Oliveira, sales executive da MSC Cruzeiros e uma visita, seguida de almoço a bordo.
Inaugurado em outubro de 2023, em Nova Iorque, nos EUA, o Explora I, com 63.900 toneladas, 248 metros de comprimento, 32 metros de largura e 58 metros de altura, distribui-se por 14 decks e conta com 461 suites, todas com varanda, dividindo-se por Ocean Terraces (com 35 m2), Ocean Penthouse, Ocean Residence (entre 70 a 149 m2) e a Owner’s Residence.
Segundo Silvia Oliveira, “devido à procura desta última categoria, que normalmente está reservada o ano inteiro, o navio Explora III”, cuja inauguração está prevista para o verão de 2026, “deverá contar com duas Owner’s Residence”.



De realçar, que no Explora I é também possível viajar em família e com crianças e a pensar nesse mercado, o navio conta com 78 suites comunicantes e uma sala dedicada ao entretenimento dos mais pequenos.
Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys, sendo que este navio incorpora uma fusão de precisão suíça elegante e artesanato europeu moderno. O tempo aqui é para ser vivido devagar, tendo a marca como principais pilares o espaço, a variedade e o design.
Para além das suites, os passageiros podem ainda usufruir de seis restaurantes incluídos na tarifa, à exceção do Anthology, que oferece uma experiência de fine-dining exclusiva aos hóspedes através das diversas paisagens da cozinha italiana.



Para além do Anthology, os passageiros encontram ainda o restaurante Sakura (japonês), o Marble & Co. Grill (churrasco), Med Yacht Club (mediterrânico), o Emporium Marketplace, um restaurante buffet, aberto o dia todo, onde tivemos oportunidade de almoçar e cuja variedade e frescura são dignos de registo. Por fim, de salientar ainda a In-Suite Dining e o Red Thread.
Os 12 bares e lounges interiores e exteriores, as quatro piscinas (três delas interiores e climatizadas e uma exterior com teto retrátil) e extensos decks exteriores com cabanas privadas, o Ocean Wellness com cerca de 1.000 metros quadrados, 11 salas de tratamentos e 270 m2 de área fitness completam a oferta a bordo.
Quanto a itinerários, o Explora I estará entre abril e outubro deste ano, no Mediterrâneo e Europa Ocidental, passando em novembro de 2025 a março de 2026 para as Caraíbas e América Central. A partir de fevereiro de 2027 estará na América do Sul e Amazónia.
Recorde-se que todos os navios da Explora Journeys estarão equipados com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo a tecnologia de redução catalítica seletiva, conetividade de ligação à terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma gama completa de equipamento de bordo eficiente em termos energéticos para otimizar a utilização do motor e reduzir ainda mais as emissões.