Excesso de turismo e promoção da vida pública local em debate na Universidade Aberta
O Seminário Internacional de Estudos Globais vai debater, no próximo dia 11 de junho, a partir das 14h00, no Salão Nobre da Universidade Aberta, em Lisboa, o tema “Excesso de Turismo e a Promoção da Vida Pública Local: limitar, proibir, preservar, salvar?”.
Promovido pelo Instituto Francês de Imprensa (IFP) da Universidade Paris-Panthéon-Assas e pelo Projeto PPR TIA – Tourism International Academy da Universidade Aberta, o simpósio decorre no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Globais da Universidade Aberta e pretende refletir sobre os desafios que o turismo de massas coloca às cidades europeias e numa perspetiva global, em áreas como a habitação, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das populações e agentes locais.
A sessão de abertura estará a cargo de professores da Universidade Aberta: José António Porfírio, coordenador institucional do Projeto PPR TIA e diretor do departamento de Ciências Sociais e de Gestão; José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais e coordenador do Doutoramento em Estudos Globais; e António Eduardo Martins, diretor do PPR TIA e coordenador da Licenciatura em Gestão.
A introdução às comunicações dos estudantes será efetuada por dois professores da Universidade de Paris-Panthéon-Assas: Jaércio da Silva e Valérie Devillard, a quem coube a coordenação científica dos trabalhos de investigação do mestrado em Media, Audiências e Cultura Digital do IFP.
Os alunos apresentarão os resultados das pesquisas que realizaram sobre como o excesso de turismo é construído como uma questão pública na arena mediática, com um mapeamento coletivo da cobertura mediática sobre o tema, em cinco comunicações, nomeadamente o Sobreturismo e redes sociais: o papel da imagem; Mobilização anti-turismo/turistas; Turismo do Sofrimento; As interações entre atores públicos e privados e Turismo europeu.
A encerrar a tarde, o evento incluirá uma mesa-redonda com profissionais do jornal Mensagem de Lisboa, onde serão refletidos os desafios dos jornalistas, dos políticos e dos agentes locais do setor do turismo na mediação deste fenómeno.
O seminário decorre simultaneamente em formato presencial e online e as inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas para o e-mail: ceg.estudosglobais@uab.pt.


