Eventos musicais impulsionam viagens dos portugueses

Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da eDreams, que avança também que 89% dos portugueses já viajou (ou quer viajar) devido a eventos musicais.
O novo estudo de mercado externo revela que a música é atualmente um dos grandes fatores impulsionadores de viagens, sendo que a esmagadora maioria dos portugueses (89%) já viajou, ou pretende viajar, com este propósito Esta percentagem é superior à média global (77%) de todos os inquiridos neste estudo, e a segunda mais alta entre os vários países analisados.
Em sentido contrário, apenas 12% dos portugueses disse não ter interesse em realizar uma viagem para assistir a um evento de música; e apenas 3% dos que já viajaram com este propósito não pretende voltar a fazê-lo.
O estudo revela ainda que as gerações mais jovens são as mais dispostas a realizar uma viagem motivada pela existência de um concerto ou festival de música do seu interesse – o que é particularmente notório entre os viajantes na faixa etária dos 18-24 anos (91% em Portugal e 86% a nível global) e dos 25-34 anos (90% em Portugal e 88% a nível global).
Os inquiridos declararam também estar dispostos a viajar para fora do seu país ou até para outro continente para assistir a um evento musical do seu agrado – sentimento expressado por 82% dos portugueses e 57% dos inquiridos a nível global.
De forma mais detalhada, 45% dos portugueses viajaria para outro país europeu para assistir a um concerto ou festival, e 38% viajaria para outro continente, sendo que apenas 3% dos inquiridos não estaria disposto a viajar para fora com este propósito
O estudo mostrou também que os viajantes aproveitam para visitar e explorar a cidade onde se realiza o evento musical, complementando assim a sua viagem, o que se verifica comos portugueses (94%), mas também a nível global (88%).
Se para assistir a um evento musical tiverem que pernoitar no destino, 45% dos portugueses prefere ficar em hotéis, sendo o aluguer de apartamentos (24%) ou hostels (22%) também opções viáveis.
Este tipo de viagens é realizado, sobretudo com amigos (53%), seguindo-se a família (40%), e apenas 2% optaria por fazê-las sozinho.