Eurostars Hotel Company revela as 10 tendências de viagem para 2024
A Eurostars Hotel Company identificou as 10 tendências de viagem para 2024. Bleisure (uma mistura de trabalho com lazer) continua a surgir como um dos destaques, num top10 em que as viagens mais conscientes, o turismo de saúde e bem-estar e a procura de destinos menos tradicionais se evidenciam.
A encabeçar a lista das 10 tendências surge o Bleisure, justificado pela Eurostars Hotel Company, pelo facto de “cada vez mais viajantes aproveitarem as suas viagens de negócios para acrescentar experiências de lazer, prolongando a sua estadia para explorar o destino. Esta fusão entre o profissional e o pessoal reflete uma procura de equilíbrio e de maximização das experiências durante as viagens de negócios”.
Seguem-se os chamados “Novos Grupos”, ou seja, quer a população idosa quer os jovens mostram cada vez mais interesse pelas viagens. Os primeiros por disporem “de mais recursos e vontade de explorar destinos e acrescentar experiências”, os segundo porque “estão a consolidar o turismo como um dos seus objetivos de vida e como parte do seu desenvolvimento pessoal, com uma mentalidade exploradora”.
Os “Novos Turistas Urbanos” também fazem parte desta lista de tendências, que os explica da seguinte forma: “Assiste-se a um boom do turismo urbano de carácter cultural, em que o viajante procura mergulhar na riqueza do destino”. O que implica a visita a museus e monumentos, mas também a “uma imersão na autenticidade da vida local”, passando pela participação em determinados eventos até à gastronomia.
A Sustentabilidade está na ordem do dia e, como não podia deixar de ser, faz cada vez mais parte da consciência de quem viaja. Portanto, surge como “um fator-chave para os viajantes conscientes. A procura de opções que minimizem o impacto ambiental e contribuam para o bem-estar das comunidades locais será uma prioridade constante, assim como a preferência por destinos menos concorridos”.
“Mais Saudável, Mais Feliz: A Ascensão do Turismo de Bem-Estar” é outra das tendências para 2024. O turismo de saúde e bem-estar está a tornar-se cada vez mais importante, com um aumento da procura de destinos e programas que promovam o relaxamento, a atividade física e uma alimentação saudável.
Alargar a lista de destinos desejados para locais menos tradicionais e cidades menos conhecidas é outra das realidades que parece ter vindo para ficar em 2024. Segundo a Eurostars Hotel Company, “os viajantes estão a optar por fugir ao turismo de massas, procurando locais mais autênticos e, ao mesmo tempo, opções mais económicas. Esta mudança reflete um perfil de turista mais maduro e experiente, que valoriza a autenticidade e a exploração em detrimento dos itinerários convencionais”.
Deste top10 faz ainda parte a Inteligência Artificial, que “é a melhor amiga do viajante” na hora de planear e executar a sua viagem, prestando assistência em tempo real. “A capacidade de se adaptar às necessidades individuais e de facilitar interações mais fluidas contribui para a conveniência, tornando-a uma ferramenta indispensável”.
Tendo em conta as alterações climáticas, os viajantes têm vindo a ajustar as suas preferências para as férias de verão, optando por destinos no norte da vizinha Espanha, onde as temperaturas são mais agradáveis. Segundo a Eurostars Hotel Company, “este afastamento dos destinos costeiros tradicionais reflete a procura de climas mais moderados” e “marca uma mudança nas tendências de viagem”.
Lá vai o tempo em que se viajava só no verão, atualmente os turistas optam por viajar em diferentes épocas do ano para explorar destinos menos convencionais e pôr “fim à sazonalidade”.
A fechar as 10 tendências de viagem para 2024 surgem “as Redes Sociais como foco de inspiração”, onde o Instagram e o Tik Tok são as mais populares. “As imagens e experiências partilhadas por outros influenciam significativamente a escolha de destinos, atividades e alojamentos. Esta tendência justifica a importância de manter uma forte presença digital.”