Europeus esperam ter mais poder de compra para viajar em 2024

Esta é uma das conclusões do mais recente estudo da Accor sobre as intenções de viagens dos europeus e os fatores que influenciam as suas decisões. No topo das preferências dos turistas europeus continua a estar o Sul da Europa, com a maioria a escolher os hotéis para alojamento e épocas de viagem fora da estação alta, devido ao preço.
Os europeus estão confiantes quanto ao seu poder de compra em viagens em 2024, apesar da atual pressão de custo de vida em todo o continente, de acordo com um novo relatório da Accor, o grupo hoteleiro líder mundial.
O relatório, baseado no estudo efetuado junto de 8.000 viajantes de sete países europeus (Reino Unido, Polónia, Alemanha, Países Baixos, França, Espanha e Itália), revela que mais de metade (54%) mostra que os europeus estão confiantes em que terão mais dinheiro para gastar em viagens em 2024 do que em 2023, com apenas 11% dos inquiridos a mostrar opinião contrária.
Os residentes na Polónia são os mais confiantes, com 64% a esperar um aumento do orçamento, em comparação com apenas 7% que esperam uma diminuição. Seguem-se os residentes na Alemanha 61% contra 13%) e, mesmo em Itália, o país menos confiante dos sete, o número de viajantes que preveem um aumento do orçamento (44%) é quase quatro vezes superior ao número dos que preveem uma redução do orçamento (12%).

O número de viagens de lazer no estrangeiro que as pessoas esperam fazer aumentou ligeiramente em relação ao ano passado, e as viagens internacionais “bleisure” também registarão um aumento. De referir que um em cada cinco viajantes europeus (19%) espera fazer pelo menos uma viagem “bleisure” em 2024.
Os pontos de interesse do sul da Europa continuam no topo da lista dos viajantes europeus, com um em cada quatro (23%) a planear uma viagem a Espanha este ano, seguido de Itália (18%), França (16%), Portugal e Grécia (13%). Para fora da Europa, 16% dos viajantes europeus tencionam fazer uma viagem à América do Norte ou Central este ano, estando a mesma percentagem a planear uma viagem à Ásia.
Ainda assim, a grande maioria (87%) diz tomar medidas para reduzir os custos sempre que possível, devido à inflação e ao aumento do custo de vida. Desde baixar a categoria do alojamento (27%) até à redução dos gastos com presentes (27%), as medidas de poupança de custos podem moldar as ofertas de viagens no próximo ano.
Preferências de alojamento: hotéis continuam a liderar
Os hotéis dominam como o tipo de alojamento de férias mais popular entre os viajantes europeus, com 65%. Quando se trata de escolher um hotel, o custo e a localização são os fatores mais importantes, mas os viajantes também são atraídos por hotéis que oferecem um excelente serviço presencial, com 21% a citarem-no como um fator-chave na reserva de uma estadia. Outros fatores de reserva incluem boa comida e bebida (37%), bom ambiente (17%) e o envolvimento com o destino local (11%).
O relatório conclui também que as alterações climáticas estão a contribuir parcialmente para a tendência de evitar a época alta. Um em cada três inquiridos em toda a Europa (32%) afirma que irá propositadamente tirar férias fora da época alta para reduzir os custos; enquanto um em cada cinco (19%) espera fazê-lo para evitar o risco de ondas de calor, como as que se verificaram no verão passado no sul da Europa.
Esferas de influência
Os viajantes seguem em primeiro lugar as recomendações de amigos e familiares sobre o local onde ir de férias, com 35% a dizerem que as suas recomendações influenciam os seus planos de férias, seguidos de 29% que são influenciados por comentários online em sites como o TripAdvisor ou sites de hotéis.
Os operadores e marcas de confiança são também vitais para as escolhas, com 17% a citá-los como um fator importante. Ser membro do programa de fidelização de um determinado fornecedor de alojamento ou operador turístico é também crucial para 6% dos inquiridos.
Um em cada seis (16%) é influenciado por destinos que viram em programas de televisão ou filmes e cerca de 12% dos inquiridos são influenciados por destinos que viram nas redes sociais, o mesmo número de inquiridos que são influenciados por conselhos de um agente de viagens.
“Apesar dos atuais desafios macroeconómicos e geopolíticos, 2024 aparenta vir a ser um ano forte para as viagens europeias, uma vez que os consumidores dão prioridade a estas viagens, em detrimento de outras formas de despesa discricionária. Este relatório reforça vários temas abrangentes, nenhum mais importante do que a crise climática. Os consumidores preocupam-se com a forma como as empresas de viagens estão a abordar as questões de sustentabilidade, e isso irá tornar-se cada vez mais importante para as suas escolhas de viagem ao longo do tempo, afirma Patrick Mendes, CEO, Premium, Midscale & Economy, Accor Europa e Norte de África.
O responsável cita ainda outras tendências de crescimento a longo prazo, como o foco no bem-estar e o Bleisure veio para ficar.
Pode descarregar o relatório completo “Europe on the Move: Insights into Travel Plans in 2024” aqui .