Europeus atraídos pelas viagens de outono/inverno com os mais jovens na “linha da frente”

O entusiasmo pelas viagens aumenta entre os europeus no outono e inverno de 2024/2025, conclui um estudo da ETC, segundo o qual 73% dos europeus planeia viajar entre outubro de 2024 e março de 2025, +6% do que no ano passado. Na escolha deste período de viagens estão os mais jovens e mais de metade escolhe destinos menos conhecidos.
Um novo estudo da European Travel Commission (ETC) revelou um aumento no sentimento de viagem europeu para as próximas estações de outono e inverno, com 73% dos europeus a planear viagens entre outubro de 2024 e março de 2025, o que representa um aumento de 6% em relação ao período homólogo.
O estudo “Monitoring Sentiment for Intra-European Travel”, conclui que o Reino Unido é o mercado em que essa apetência é mais elevada, com 84% dos inquiridos a manifestarem vontade de viajar, +10% em relação a 2023, seguindo-se a Alemanha com 79% (aumento de 16%) e a França com 78% (aumento de 15%).
Jovens impulsionam procura
A apetência para realizar viagens neste época do ano é transversal em termos geracionais, embora o estudo revele um “aumento notável” entre as gerações mais jovens, com 75% dos jovens entre os 25 e os 34 anos a revelarem intenções de viagens, +9% do que no anterior. Da mesma forma, 64% dos jovens entre os 18 e os 24 anos tem planos de viagem (+8%), enquanto 78% dos jovens entre os 35 e os 44 anos apresentam um aumento de 7%. Também os mais velhos desejam viajar nesta época do ano: 75% das pessoas com 55 anos ou mais (+ 4%).
No entanto, enquanto os viajantes mais jovens estão a planear fazer-se à estrada com mais frequência, com uma forte preferência por City Breaks e férias relaxantes de Sol e Praia, já os cidadãos com 55 anos ou mais planeiam viagens com duração superior a sete noites, procurando sobretudo experiências ricas em Cultura & Património ou Natureza & Ar Livre, em destinos familiares com infra-estruturas turísticas fiáveis.
Se bem que os destinos preferidos para estas viagens continuem a ser os “clássicos” Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria e Grécia, o relatório revela que 51% dos inquiridos estão a mudar o seu foco para locais menos conhecidos: 38% procuram locais menos turísticos, enquanto 18% planeiam explorar áreas remotas, “novas” com infra-estruturas mínimas – uma tendência liderada pelos mais jovens.
Preocupação com despesas diminuiu
De acordo com o relatório, 19% dos europeus inquiridos continuam a manifestar preocupação com as despesas de viagem, mas são menos 3% face ao ano anterior. O orçamento mais comum, selecionado por 27% dos viajantes, é de 500 a 1.000 euros por pessoa, por viagem. Logo atrás, 26% planeiam gastar um montante superior de 1.500 a 2.500 euros, refletindo um aumento de 3% face ao ano passado.
Outras preocupações significativas incluem a guerra russo-ucraniana em curso, que preocupa 13% dos inquiridos, e as tensões no Médio Oriente, que preocupam 9%. Embora as preocupações com fenómenos meteorológicos extremos tenham diminuído 4% em relação ao ano passado, 10% ainda expressam preocupação. Além disso, 9% preocupam-se com potenciais perturbações nas viagens devido a greves ou falta de pessoal, e outros 9% estão preocupados com a sobrelotação nos destinos escolhidos.
A segurança continua a ser o principal critério de escolha de um destino para 18% dos europeus, seguida pelo clima estável e pelas pechinchas, ambos com 12%. Os habitantes locais simpáticos e acolhedores são também uma prioridade para 10% dos viajantes.