euroAtlantic quer aumentar ligações aéreas entre São Tomé e a Europa
Em recente reunião com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, acionistas da companhia portuguesa, que é uma das acionistas da STP Airways, expressaram a sua intenção de reforçar presença em São Tomé e Príncipe, aumentando as ligações do arquipélago com a Europa.
“Vamos tentar oferecer ao país mais oportunidades de conexões, mais voos para a Europa, vamos tentar trazer mais turistas, vamos criar condições para que alguns investidores do Médio Oriente com muita experiência no Dubai venham aqui visitar, informou José Caetano Pestana, porta-voz da companhia, após o encontro.
Sublinhando que São Tomé e Príncipe “é aquilo que o turista mundial procura”, Caetano Pestana vincou que a companhia tem os meios necessários para levar mais turistas tara São Tomé: “Nós temos os meios para os trazer a São Tomé. Precisamos de ter mais hotelaria, precisamos ter mais condições de vida, precisamos que as pessoas que chegam aqui se divirtam, tenham mais oferta turística”, disse.
Atualmente, a STP Airways, que tem um voo semanal para São Tomé, e a TAP, são as únicas companhias a ligar o arquipélago à Europa, o que leva a que os preços das tarifas aéreas sejam elevados, tal como acontece com as ligações entre São Tomé e a ilha do Príncipe. Apesar do preço das tarifas ser hoje um problema de toda a aviação, o representante da euroAtlantic acredita que “se o petróleo baixar, também os preços vão baixar”. Da mesma forma, se os voos andarem cheios e a sua rentabilização for maior, o problema das tarifas poderá ser minimizado, principalmente nas ligações entre São Tomé e o Príncipe. Mas para isso, voltou a sublinhar o responsável, será necessário que o país tenha mais hotelaria e maior ocupação turística porque o facto de a oferta ser limitada “torna o destino caro porque não há procura”,
“Vamos muito satisfeitos desta reunião com o senhor primeiro-ministro, vamos continuar a trabalhar com o Governo de São Tomé, e com certeza ficaremos todos mais felizes”, concluiu José Caetano Pestana.