“Eu conto com o Turismo”: Campanha da CTP visa valorizar a importância do Turismo para o País e para a vida dos portugueses
“Eu Conto com o Turismo” é o mote da campanha da Confederação do Turismo de Portugal apresentada esta sexta-feira. Contando com o apoio do Turismo de Portugal, a campanha, desenvolvida pela BDC, pretende promover e valorizar a importância desta atividade económica para o país, destacando os seus benefícios para a comunidade.
A decorrer a partir desta sexta-feira, 10 de janeiro até 13 de março, a campanha “Eu conto com o Turismo” tem por base testemunhos reais de personalidades das mais variadas atividades e de todas as regiões do país, que, de alguma forma, beneficiam com o crescimento da atividade turística.
Tendo em vista aproximar a perceção do público à real importância do Turismo, mostrando de que forma contribui para o desenvolvimento económico e social do País e para o posicionamento de Portugal no contexto internacional, a campanha, que será divulgada em meios de comunicação social e partilhada nas plataformas digitais e nos canais institucionais da CTP, conta também com um microsite próprio.
Na apresentação da campanha, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, começou por explicar que, apesar de o turismo continuar a ser o “motor da economia” e de “no ano passado, mais de metade do crescimento do PIB se deveu exclusivamente ao turismo”, a CTP sentiu a necessidade de lançar esta campanha para reforçar a importância do setor, algo que, reforçou, “não deveria ser necessário”.
Sobre a campanha, propriamente dita, sublinhou o facto de ela não incluir protagonistas ligados ao turismo: “Não há nenhum ator do turismo envolvido”, afirmou, assinalando que os vários testemunhos “são de individualidades, de cidadãos anónimos, de vários sectores de atividade, das 7 regiões do país” que falam sobre a forma como o turismo impacta as suas vidas e as suas atividades profissionais.
Por seu turno, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, afirmou que “hoje, neste dia especial, focamo-nos verdadeiramente naquilo que é essencial para o turismo, que são as pessoas.
Carlos Abade: “O turismo é tão bom quanto melhor for para as pessoas”
Defendendo que “o turismo é tão bom quanto melhor for para as pessoas”, Carlos Abade enfatizou que “o sucesso do turismo não pode ser medido apenas pelo número de turistas que entram, pelo número de dormidas que acontecem” mas sim “pela capacidade que o turismo tem de entregar valor à economia e às pessoas. Esse é o fim último que nós desejamos. Esse é o fim último que nós queremos que verdadeiramente aconteça”.
Daí, disse, a importância desta campanha que “verdadeiramente dá voz a quem vê no turismo uma forma de construir a sua vida. Uma forma de fazer e de criar valor. Não só para si, mas para todos aqueles que os rodeiam”.
Já o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, considerou que a campanha “Eu conto com o Turismo “é mais do que um statement” uma vez que, na sua ótica, “é um grande desafio para um país poder perceber e saber que pode e deve contar com o turismo, para não só crescer e desenvolver, mas mais do que isso, para ser um país mais justo, mais moderno, mais contemporâneo e seguramente também, por força disso, um país mais competitivo e mais atrativo”.
O governante referiu ainda os 10 ativos estratégicos de Portugal, que o tornam num destino único e contribuem para o sucesso do turismo, a começar pelo clima, pela biodiversidade, pela cultura e pelo património e ainda pelo mar.
“Portugal tem 10 ativos estratégicos, 5 a que denominamos ativos qualificadores, bens não transacionáveis, que são o clima e a luz, a natureza e a biodiversidade, a água, o património e a cultura e o mar”, afirmou, sublinhando, no entanto, que mais única “está na hospitalidade dos portugueses e portuguesas talvez uma das melhores e mais poderosas características de um destino que pretende ser cada vez mais global”. Significa isto que o principal dos 10 ativos estratégicos de Portugal são os próprios portugueses. “Muitas vezes, subestimamos o nosso valor, mas a hospitalidade dos nossos concidadãos é uma das características mais reconhecidas internacionalmente”, afirmou.