ETC prevê verão “promissor” para o turismo apesar da Ómicron
Apesar da incerteza causada pela Ómicron e das novas restrições às viagens que esta nova variante veio provocar, a European Travel Commission está confiante e considera que existem perspetivas “promissoras” para o verão, com os europeus a mostrarem que pretendem gastar mais tempo e mais dinheiro nas férias.
De acordo com os últimos dados da European Travel Commission (ETC), publicados no “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – Wave 10”, 61% dos europeus mantem-se optimista e pretende mesmo viajar até Junho, com as viagens intra-europeias a serem escolhidas por metade dos viajantes que optam pelas reservas antecipadas.
O relatório observa, também, que os europeus pretendem prolongar as suas estadas de férias nos destinos e gastar mais dinheiro. “A preferência por viagens de mais de 10 noites aumenta 38% em relação à análise anterior, enquanto o share de viajantes que planeiam gastar mais de 2.000€ cresce 31%, especificamente entre aqueles que planeiam viajar em maio ou Junho”, lê-se na nota publicada no site da ETC.
As viagens de lazer continuam no topo das preferências dos europeus, sendo a escolha de 63% daqueles que se dizem prontos para viajar. Ao mesmo tempo, de acordo com o relatório, “as viagens de negócios estão também a mostrar uma evolução positiva, o que acontece pela primeira vez desde o outono de 2020”, lê-se no documento que avança ainda que “nos próximos meses, 15% dos entrevistados esperam viajar a negócios ou participar de eventos e conferências”
Planear viagens com muita antecedência e, principalmente, concretizar reservas antecipadas, é algo que os europeus continuam a evitar fazer, muito por via da nova variante de Covid-19. De acordo com as conclusões do estudo agora revelado pela ETC, 18% dos inquiridos mostrou a sua preocupação com as medidas de quarentena que possam ser impostas pelos destinos, enquanto 14% se preocupa com o número de casos de Covid-19 nos destinos e 14% com a possibilidade de alteração das restrições de viagens.
Segundo os dados agora revelados pela ETC, “a hesitação sobre quando viajar aumentou de 11% em setembro de 2021 para 21% em dezembro. Já 36% dos viajantes planeiam sair de férias em maio ou junho de 2022, mas apenas 17% já reservaram totalmente sua próxima viagem”.