ETC convida Visit Ucrânia a ser membro de pleno direito por três anos
A European Travel Commission convidou, na passada sexta ferira, a Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia (SATD) a juntar-se à organização com uma adesão gratuita de três anos.
A decisão foi tomada durante a 103.ª Assembleia Geral da ETC, que decorreu de 18 a 20 de maio, em Liubliana e em que a presidente da SATD, Mariana Oleskiv, participou remotamente, como convidada honorária.
Durante a Assembleia, os países membros da ETC votaram favoravelmente a adesão gratuita da SATD, por pelo menos três anos. De acordo com a informação veiculada pela ETC, “este compromisso assegura o apoio da ETC à agência de turismo ucraniana, fornecendo acesso a todos os seus recursos e dados de pesquisa. Estima-se que, através desta adesão, a SATD esteja mais bem posicionada para ajudar a criar estratégias para a recuperação do seu setor de viagens, num momento pós-conflito”.
O apoio ao turismo da Ucrânia, sublinha a organização, é consonante com a missão da ETC que, através da cooperação, visa reforçar e promover a Europa como destino nos mercados estrangeiros e criar valor no turismo junto dos destinos europeus.
Luís Araújo, que preside à ETC, referiu que “a European Travel Commission continua firme na sua condenação da invasão militar russa da Ucrânia. O princípio fundador da ETC reside na promoção das viagens como catalisador para a paz, compreensão e respeito”.
Luís Araújo afirmou ainda que “estender a adesão à Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia é um ato de solidariedade e a ETC fará o possível para apoiar seus colegas ucranianos. Acreditamos firmemente que o turismo é um instrumento de paz e apoiamos a Ucrânia para ajudar a reconstruir o seu setor de viagens, uma vez que a situação o permita”.
Por seu turno, Mariana Oleskiv, presidente da SADT, declarou que a Agência Estatal “aceita com agrado este convite”, tendo-o considerado “encorajador”, acrescentando ainda que “a Ucrânia pertence à família europeia e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a ETC”.