Estudo NielsenIQ revela que 41% dos consumidores em Portugal estão a reduzir refeições fora de casa
O estudo da NielsenIQ, “Hábitos de Consumo OOH (Out Of Home)”, elaborado no decorrer de 2023, revela que 41% dos consumidores em Portugal reduziu o consumo de refeições fora de casa, com 62% dos inquiridos a apontar o aumento de preços e do custo de vida como principais motivos.
As conclusões foram reveladas esta segunda-feira, 5 de fevereiro, numa sessão promovida pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), na Lisbon Food Affair na FIL – Feira Internacional da Lisboa.
O impacto da inflação, das estratégias de poupança das famílias e das novas motivações e exigências dos consumidores estão entre as outras causas que levaram à redução de consumo de refeições fora de casa.
Ana Paula Barbosa, diretora de serviços de retalho da NielsenIQ, apresentou o estudo e participou na mesa-redonda juntamente com Jorge Santos Silva, diretor de marketing da Nestlé Professional, e Diogo Pereira Dias, administrador da Sumol+Compal, num debate moderado por Alexandre Bastos, presidente do Grupo de Setor da Indústria e do Comércio da AHRESP, onde foi ainda possível ficar a perceber através do mesmo estudo, que 59% dos portugueses fazem uma refeição fora de casa pelo menos uma vez por semana, embora a frequência mais regular esteja a diminuir.
Na hora de gastar, os consumidores fazem um gasto médio por refeição de 12,04€ ao almoço e de 17,21€ ao jantar.
Ainda assim, o estudo indica que 63% dos portugueses optaram por comprar refeições prontas/takeaway nos últimos três meses.
Créditos: AHRESP/Nuno Martinho