Estudo identifica lacunas e soluções para os profissionais de Turismo e Hospitalidade em Portugal
KIPT CoLAB divulgou os resultados do estudo sobre competências e necessidades formativas no setor do Turismo, em que avança propostas de microcredenciais adaptadas aos desafios atuais.
O KIPT CoLAB (Knowledge to Innovate Professions in Tourism), com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, missão Interface, concluiu o estudo “O Perfil do Profissional de Turismo e Hospitalidade: Competências e Formação”, que analisa as competências dos profissionais do setor e propõe soluções formativas inovadoras para responder às exigências de um mercado em constante evolução.
A investigação, baseada numa amostra de 450 participantes e complementada com focus groups realizados em todo o país, permitiu identificar as características, competências e necessidades formativas dos estudantes e dos três perfis profissionais no setor: operacional, tático e estratégico.
De acordo com as conclusões do estudo, enquanto os estudantes possuem competências técnicas mas reclamam competências interpessoais, os profissionais operacionais, que constituem uma força de trabalho jovem e motivada, destacam-se pela empatia e ética, mas enfrentam desafios relacionados com a digitalização e a resolução de problemas.
Assim, para os profissionais operacionais, o estudo recomenda formações em marketing digital aplicado ao turismo, tecnologias de gestão hoteleira e comunicação intercultural.
Por seu turno, os profissionais táticos, que ocupam posições de gestão intermédia, apresentam competências em liderança e organização, mas necessitam de maior adaptabilidade tecnológica e visão estratégica, pelo que o estudo recomenda, como possíveis soluções para as necessidades destes profissionais, a obtenção de microcredenciais em gestão estratégica, planeamento de eventos e inteligência artificial aplicada ao turismo.
Por último, de acordo com o relatório, os profissionais estratégicos, responsáveis pela alta gestão e decisões estratégicas, evidenciam liderança e visão global, mas enfrentam lacunas em resiliência e domínio de tecnologias emergentes. Desta forma, a obtenção de microcredenciais em economia circular, gestão sustentável e inovação em turismo foram identificadas como formações prioritárias para este grupo.
O estudo destacou as microcredenciais como uma solução formativa essencial para o setor. Estas formações curtas e flexíveis permitem a rápida aquisição de competências específicas em áreas como sustentabilidade, digitalização e inovação, promovendo a modernização e competitividade do setor do Turismo e Hospitalidade em Portugal.
Os resultados do estudo sublinham, ainda, a necessidade urgente de investir na formação contínua dos profissionais de turismo, de forma a responder aos desafios da retenção de talento, inovação tecnológica e sustentabilidade, já que o setor carece de soluções formativas adaptadas às suas exigências para garantir a sua competitividade no mercado global.
Para mais detalhes sobre o estudo e as suas conclusões, o relatório pode ser descarregado aqui.