Estremoz debateu enoturismo e o seu potencial económico

“Apesar da tão reconhecida qualidade dos vinhos portugueses e dos inúmeros projetos de enoturismo já implementados e bem-sucedidos, existe ainda um longo caminho por percorrer para exponenciar este negócio em termos absolutos”, esta foi uma das conclusões que sobressaíram do encontro promovido pelo Grupo João Portugal Ramos em Estremoz sobre Enoturismo.
A iniciativa, que decorreu na passada terça-feira, 22 de novembro, na Quinta Vila Santa, reuniu representantes de entidades públicas, de entidades regionais de turismo e do setor empresarial, como a hotelaria e a restauração, num painel de mesa-redonda em torno do tema “Estremoz enquanto destino turístico”.
O enoturismo esteve assim em debate, enquanto elemento agregador para a recuperação turística da região, tendo em conta o seu impacto económico, social e ambiental.
José Santos, secretário-geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, começou por sublinhar que “Turismo e cultura têm de caminhar juntos… E a cidade de Estremoz tem feito um percurso muito importante”, acrescentando que aquela região “tem sido um pequeno cluster de afirmação do enoturismo do Alentejo e tem agora uma imagem junto dos mercados de um concelho atrativo e muito associado a um determinado lifestyle”.
A importância da colaboração entre os agentes locais foi também focada por José Daniel Pena Sadio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, “como forma de promoção e de garantia para um investimento seguro na região, tendo em conta a elaboração de um plano estratégico que passa não só pela promoção do território, mas também através da cultura local”, destacando as potencialidades do enoturismo na região com “a criação de novos negócios”.
Rúben Trindade Santos, da Casa do Gadanha – Turismo de Habitação e Restaurante reforçou o crescimento do seu negócio ao longo do tempo, afirmando que ainda “há muito para explorar no setor”, sublinhando o facto de apesar de ter vindo a assistir ao “crescimento da procura por produtos exclusivos e autênticos da região, há capacidade para crescer muito mais. Há um nicho de mercado e queremos aproveitar isso”.
Já Vera Magalhães, diretora do Enoturismo do Grupo João Portugal Ramos Vinhos referiu que “a estratégia da João Portugal Ramos está alinhada com a construção de uma rede de parceiros locais, reconhecendo o crescimento da região”, reforçando a importância da criação de sinergias, encorajando que os visita “a descobrir outras ofertas da região”.
A mesma responsável assegurou ainda que “este canal de negócio traz para as comunidades locais, maior empregabilidade, aumento do número de visitantes na região, desenvolvimento de uma nova imagem de destino, atração de novos investimentos, novas infraestruturas e revitalização de atividades económicas tradicionais”.